17/04/2020 às 19:15

Alvará garante vistoria em imóveis que não recebiam ações da Vigilância Ambiental

Das oito residências vistoriadas, seis estavam abandonadas

Por Agência Brasília

Diariamente os agentes de vigilância ambiental percorrem todo o Distrito Federal para vistoriar residências e espaços públicos para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti – causador de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela (urbana). No entanto, há situações em que os moradores não permitem a entrada dos agentes. Em alguns casos, é necessário utilizar de um alvará judicial para que a inspeção seja realizada. Nesta sexta-feira, oito residências do Lago Norte, que há muito tempo não eram vistoriadas, receberam a visita dos agentes.
A ação da Secretaria de Saúde ocorreu em conjunto com a 9ª Delegacia de Polícia, administração regional e Corpo de Bombeiros. Seis casas estavam em situação de abandono e foi preciso que a polícia cortasse os cadeados para a realização da vistoria. Já nas outras duas, os moradores haviam recusado a entrada dos agentes durante inspeções anteriores. Somente um imóvel não tinha presença de larva do mosquito, nos demais foi necessário fazer o tratamento focal.
“É importante que as pessoas permitam a nossa entrada. Estamos tomando todos os cuidados em relação ao coronavírus em nossas inspeções, resguardando os moradores e os nossos agentes. Mas é preciso também contar com o apoio da população. Nossos agentes sempre andam uniformizados e com crachás de identificação da Secretaria de Saúde. Qualquer dúvida a população pode fazer contato pelo 160”, explicou o diretor da Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues.
A vigilância pretende realizar ação semelhante, nos próximos dias, no Lago Sul.
*Com informações da Secretaria de Saúde