17/04/2020 às 11:41, atualizado em 17/04/2020 às 17:26

Ajuda para entidades de assistência e orientação religiosa

Medida da Terracap suspende por 120 dias vencimentos de parcelas devidas por entidades religiosas e associações sem fins lucrativos

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília

Uma das solicitações feitas por representantes de várias entidades religiosas ao governador Ibaneis Rocha será atendida. A Terracap decidiu suspender, temporariamente, os vencimentos de parcelas mensais de entidades religiosas ou de assistência social, assim como de associações ou entidades sem fins lucrativos do DF.

A medida valerá por 120 dias, período abrangente aos meses de abril, maio, junho e julho deste ano. A companhia orienta os interessados a encaminharem a solicitação por meio do site http://servicosonline2.terracap.df.gov.br/. O pedido será deferido com efeito retroativo à data em que foi feito.

“A Terracap está concretizando a determinação do governador, que, preocupado com os contratempos causados pelo Covid-19, tem agido para amenizar os problemas econômicos e sociais”, destaca o presidente da companhia, Izídio Santos.

Amparo à população

“A preservação da existência e bom funcionamento dessas entidades de interesse social significa também a manutenção da sua capacidade de atendimento e amparo à população do Distrito Federal”, ressalta o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim.

“É uma reafirmação da parceria do governo com a comunidade, do nosso compromisso de estabelecer diálogo entre Estado e religião sempre de forma direta”, destaca o coordenador de Assuntos Religiosos do GDF, Kildare Meira. “É uma mão forte para essas igrejas e entidades que têm colaborado em momento de crise, nos ajudado a orientar, por meio de seus cultos e missas on-line, a importância desse isolamento, além de dar apoio espiritual aos que têm fé no Distrito Federal.”

[Olho texto=”“É uma reafirmação da parceria do governo com a comunidade, do nosso compromisso de estabelecer diálogo entre Estado e religião sempre de forma direta”” assinatura=”Kildare Meira, coordenador de Assuntos Religiosos ” esquerda_direita_centro=”centro”]

Em 31 de março, 25 representantes de entidades religiosas participaram de uma reunião no Palácio do Buriti com servidores do governo. Durante o encontro, foram buscadas soluções para amenizar os impactos financeiros sobre a categoria após o Decreto n° 40.539, que recomenda o fechamento de “cultos e missas de qualquer credo ou religião”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre as propostas apresentadas pelos representantes religiosos, estavam a abertura de uma linha de crédito junto ao BRB, o funcionamento de 25% da capacidade dos templos e igrejas e a prorrogação dos vencimentos de água, esgoto e energia, além das parcelas mensais devidas à Terracap – reivindicação que foi atendida.