20/04/2020 às 18:00, atualizado em 21/04/2020 às 14:46

Aniversário de Brasília não passa em branco, passa em letra e música

Escola de Música reuniu 70 profissionais e estudantes para produções comemorativas dos 60 anos da capital

Por Agência Brasília

Tudo que se vê atualmente na capital federal não é igual ao que se viu há 60 anos. “Tudo muda o tempo todo no mundo” – como diz Lulu Santos – e não é diferente no Distrito Federal e na Escola de Música de Brasília (EMB). Histórias que se confundem desde 1964, quando surgiu a primeira iniciativa pela criação da EMB. E em tempos de pandemia, ainda que confinados, os músicos não poderiam deixar de comemorar o dia 21 de abril, data importante para os brasilienses e para todo o país. A inauguração de Brasília está sendo lembrada em três grandes produções musicais, divulgadas no Canal do Youtube da Escola de Música.

 Os músicos gravaram tudo em casa e a equipe de edição ficou com a missão de reunir os ritmos em vídeos de até dois minutos. O primeiro é do segmento da musicalização infantojuvenil, com estudantes de 8 a 14 anos; o segundo, de música regional, com violão, cavaquinho, bandolim e outros instrumentos do estilo. Já a terceira produção é um show ainda maior, com instrumentos de sopro e corda, o coro do Madrigal e o segmento infantojuvenil reunidos. Este último será divulgado nesta terça-feira (21), aniversário de Brasília.

Confira cada uma das produções:

» Suíte Brasília, do compositor Renato Vasconcelos e arranjo de Joel Barbosa, foi a primeira produção especial de aniversário divulgada pela escola. Um show de instrumentos de sopro e corda, o coro do Madrigal de Brasília e o segmento infantojuvenil.

» Carinhoso, de Pixinguinha, é o segundo vídeo já disponível no canal do YouTube da EMB. A regionalização musical é expressada por violão, cavaquinho, bandolim e outros instrumentos do estilo. 

» What a Wonderful World, conhecida pela interpretação de Louis Armstrong, será apresentada pelo segmento infantojuvenil, com estudantes de 8 a 14 anos. A música de Bob Thiele e George David ganha o arranjo de Victor Lopez para o terceiro vídeo da série para o aniversário de Brasília. A produção será publicada em breve no canal.

De acordo com o diretor da EMB, Davson de Souza, a ideia surgiu de movimentos parecidos na Europa e nos Estados Unidos, a partir dos decretos de distanciamento social no combate à pandemia de coronavírus. “Como as atividades escolares estão suspensas e não podemos nos encontrar fisicamente, mas os estudantes continuam em contato com os professores pelas redes sociais, resolvemos utilizar os recursos tecnológicos”, explica.

 O entretenimento garantido, além de comemorar o aniversário de Brasília, também traz ensinamentos. Por meio do Núcleo de Tecnologia da Escola de Música, os estudantes aprendem sobre produção e edição de áudio e vídeo. Há uma equipe instruída e pronta para colocar os vídeos no ar e apresentar as honras da EMB à capital federal neste final de semana de comemorações. Tudo isso feito de casa.

“Sempre tivemos uma dupla atuação nessas datas, tanto pelo trabalho com o GDF quanto particularmente, com a promoção de shows e concertos comemorativos planejados pelos professores. Estamos com Brasília desde o princípio do seu desenvolvimento e, neste momento, não seria diferente. A música e as artes em geral são os melhores meios de distração e mantém a qualidade de vida em um período de distanciamento social”, complementa Davson.

 No dia 11 de abril, por intermédio do Madrigal de Brasília e dos estudantes, a Escola de Música lançou um vídeo especial de Páscoa.

As três produções musicais da Escola de Música de Brasília estarão disponíveis nas redes sociais da SEEDF e da própria EMB.


Acesse:

» YouTube/EMB

» Instagram/EMB

» Facebook/EMB

  • Com informações da Secretaria de Educação