20/04/2020 às 17:02

Estruturas do Iges-DF atendem 10,7 mil pacientes 

Do total, foram confirmados 5.055 casos. Unidades funcionam ao lado do Hospital de Santa Maria (HRSM) e de seis UPAs

Por Agência Brasília *

De 17 de fevereiro a 19 de março, as estruturas especiais montadas pelo Instituto de de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) atenderam mais de 10,7 mil pessoas com suspeita de dengue. Do total, 5.055 casos foram confirmados.

O diretor–presidente do Iges-DF, Sergio Costa, destacou que é importante a contribuição da comunidade para combater à dengue. “Essa também é uma responsabilidade da população. Precisamos da contribuição das pessoas, limpando as residências e eliminando a água parada”, disse.

As unidades que atendem pacientes com suspeita de dengue estão funcionando ao lado do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – sendo que, no Núcleo Bandeirante, a estrutura deixou de atender casos de dengue e passou a atender exclusivamente, desde 23/3, casos suspeitos da Covid-19.

Recorte mensal
No mês de fevereiro, do dia 17 ao dia 29, mês em que apenas duas estruturas tinham sido montadas ao lado das UPAs de Ceilândia e Sobradinho, foram 1.069 atendimentos, sendo 454 positivos.

A tenda que mais atendeu nesse período foi a montada ao lado da UPA de Ceilândia, onde foram realizados 570 atendimentos, sendo pelo menos 285 casos confirmados. Na tenda ao lado da UPA de Sobradinho, foram 499, sendo 169 positivos.

No mês de março, do dia 1º ao dia 31, quando mais cinco estruturas foram erguidas ao lado das UPAs do Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e no Hospital Regional de Santa Maria, foram realizados 5.268 atendimentos – sendo 2.407 casos confirmados. Em março, a tenda que mais atendeu foi a de Ceilândia, com 1.563 consultas e 586 casos confirmados.

Em abril, de 1 a 20, foram 4.439, sendo 2.194 casos confirmados.

Salas de triagem
O modelo de atendimento é similar em todas as tendas montadas pelo Iges-DF. São 50 metros quadrados e as estruturas contam com sala de triagem, consultório médico, 10 leitos de hidratação venosa e sistema de ar condicionado. Nos locais, é possível fazer o diagnóstico clínico, teste rápido e teste laboratorial e hidratação dos pacientes.

As tendas contam com médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de laboratório, analistas de laboratório, auxiliares de atendimento e auxiliares de serviços gerais para fazer a limpeza.

O funcionamento é das 7h às 19h, todos os dias e, se necessário, o horário pode ser estendido para 24h por dia.

* Com informações do Iges-DF