20/04/2020 às 17:01, atualizado em 20/04/2020 às 17:04

Finalizada a revitalização das tesourinhas 

Primeiro lote é entregue a população

Por Agência Brasília *

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou, nesta segunda-feira (20), as obras de revitalização no conjunto de tesourinhas localizadas nas  quadras 15/16 Norte. No local, que já está aberto para circulação de veículos, foram efetuados reforços na parte estrutural dos viadutos, que nunca sofreram intervenção nesses 60 anos, além de sinalização, pintura e aumento na rede pluvial.

Outros dois conjuntos de tesourinhas que também estão em  reforma, localizados nas quadras 7/8 Norte e 3/4 Sul terão sua parte estrutural concluída nesta segunda-feira e, a partir desta quarta-feira (22), seguem para obras de urbanização, com previsão para serem entregues à população na próxima quinta-feira (23).

Cláudio Nelson Brandão, diretor de edificações da Novacap, explica que todas as tesourinhas  passaram por reforço e que a demora na entrega desses primeiros conjuntos, inicialmente prevista para março, é devida a deterioração das estruturas, que, na Asa Sul eram revestidas, o que escondia a real condição das mesmas. Ele ressalta que, em razão das péssimas condições internas, o  conjunto de tesourinhas localizado nas quadras 15/16 Sul será liberado somente no início de maio.

“A priorização dos primeiros conjuntos a  receberem  reforma,  respeitou um relatório feito pelo Tribunal de Contas do DF, que apontava maior periculosidade em algumas estruturas. Mas, quando começamos a retirar os revestimentos nos surpreendemos com a deterioração dessas obras-de arte. Algumas ofereciam risco real à segurança dos transeuntes”, assegurou o diretor de edificações.
                                                                                                                                                                                                                                                                                  Próxima Fase                                                                                

Com a entrega dos primeiros lotes de tesourinhas, onde se concentram 16 passagens, a Novacap passa  para a segunda fase do projeto, onde serão reformados mais quatro conjuntos.  Os viadutos 5/6 e 11/12 Norte já estão interditados, as obras  tiveram início hoje. Na Asa Sul  a reforma será nas passagens  13/14 e 7/8, e  começam na próxima semana.

Todas as 96 passagens sob o Eixão Rodoviário e os eixinhos (L e W) passarão por reforço estrutural, revitalização e pintura, ao custo total de R$ 7.337.888,95. As ações serão simultâneas em quatro entrequadras por vez, duas na Asa Sul e duas na Asa Norte.

* Com informações da Novacap