21/04/2020 às 15:59, atualizado em 22/04/2020 às 10:07

Construção de calçadas no Setor O entra na reta final 

São mais 957,15 metros de novos passeios na região, um investimento superior a R$ 200 mil 

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Já estão 90% executadas as novas calçadas construídas na QNO 6, em Ceilândia. Com um investimento de R$ 207,6 mil, o Governo do Distrito Federal atende a uma demanda da comunidade. São 957,15 metros de extensão de passeios implantados em uma área de quase dois mil metros quadrados. A previsão é que tudo seja entregue ainda nesta semana.  

“Estamos na fase final desse projeto, quase acabando. A finalização, porém, vai depender da ajuda da chuva”, explica o diretor de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Sérgio Lemos. Ele conta que as etapas são liberadas conforme as execuções, mas só considera a obra entregue após tudo ser construído. Depois dos trabalhos de quarta-feira (22), restará a implementação em apenas um retorno. 

A professora Manoela Garcia, de 30 anos, comemora as construções da nova via para pedestres. “Qualquer melhoria que chegue para a nossa região é motivo de celebrar. Para quem anda a pé, ter calçadas para caminhar com segurança é muito importante”, diz. Mãe de uma bebê de colo, ela também se preocupa com acessibilidade: “será possível passear com ela sem sustos”. 

Administrador regional de Ceilândia, Marcelo Piauí conta que a intervenção é demanda antiga da população, que reivindicou por melhores condições de passeios na região. Entre reformas, reconstruções e essas novas construídas na QNO 6, a intenção é melhorar a infraestrutura da cidade. 

“Calçadas de qualidade dão mais segurança, acessibilidade e mobilidade aos moradores. Facilitam o acesso, dão aos pedestres um lugar seguro para caminhar e dão qualidade de vida às pessoas com deficiência São fundamentais para uma cidade”, afirma o administrador.

Combate aos buracos 

Enquanto isso, Ceilândia segue no enfrentamento aos buracos – uma das prioridades para manutenção das cidades. Desde o ano passado, mais de 25 mil toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para tapar buracos no asfalto da cidade, vinculadas a dois contratos. Uma equipe de 14 pessoas circula pela região diariamente para reparar danos da pavimentação da maior região administrativa da capital. 

Segundo Sérgio Lemos, as ações também ocorrem na QNO. “Trabalhamos sob demanda da administração regional, com equipe terceirizada, para dar conta de toda a área e entregar um serviço de qualidade à população”, diz. Os pontos prioritários são definidos considerando as demandas da população via Ouvidoria (162), enviadas por líderes comunitários ou identificados pelo próprio órgão, a exemplo das vias M1 e M3 Norte, da avenida P2  no P Norte e na QNO 09/11 do Setor O.