23/04/2020 às 10:32, atualizado em 23/04/2020 às 10:58

Reformas das tesourinhas seguem nas entrequadras 107/108 Norte e 103/104 Sul

Passagens estão na fase de urbanização, e reparos devem ser concluídos até o fim desta semana

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Período de isolamento social, com pouco trânsito, favorece o andamento dos trabalhos | Fotos: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal segue firme com as obras nas tesourinhas do Plano Piloto. Após finalizar o primeiro lote – composto pelas entrequadras 115/116 Norte –, agora é a vez das passagens da 107/108 Norte e 103/104 Sul. A obra, que deve ser concluída até o fim desta semana, está na fase de urbanização. Essa etapa inclui recapeamento no asfalto, replantio de grama nas partes danificadas, nova sinalização e pintura do meios-fios.

[Olho texto=”“Quando fizemos os estudos, detectamos que a estrutura estava pior do que imaginávamos, mas nada que comprometesse o nosso trabalho”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras e Infraestrutura” esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho, lembra que essas vias públicas de passagem estão passando por reformas pela primeira vez, após 60 anos da inauguração da capital. “Quando fizemos os estudos, detectamos que a estrutura estava pior do que imaginávamos, mas nada que comprometesse o nosso trabalho”, comenta.

Em tempo hábil

Moradora da 107/108 Norte, Amanda Gil, 23 anos, acredita que, como a cidade vive um isolamento social em função do novo coronavírus, as obras podem demandar menos tempo. “Desde que os trabalhadores utilizem os equipamentos de proteção, é um bom momento para fazer essas reformas, sem trânsito de pessoas e veículos nas ruas”, opina.

Luciano Carvalho informa que as próximas tesourinhas a passar por reforma são as das entrequadras 5/6 e 11/12 Norte – que já estão fechadas para trânsito – e as da 7/8 e da 13/14 Sul. Cada conjunto leva cerca de 90 dias para ser recuperado. As intervenções darão uma vida útil de pelo menos mais meio século às estruturas.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 8 milhões” texto=”Custo das obras de recuperação das 96 passagens sob o Eixão e os eixinhos L e W” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ao todo, 96 passagens sob o Eixo Rodoviário de Brasília (Eixão) e os eixinhos (L e W) terão estrutura e estética recuperadas, num trabalho que envolve investimentos de quase R$ 8 milhões. Há um conjunto com duas tesourinhas e um túnel de ligação em cada uma das 16 entrequadras que cortam os quase 15 quilômetros do Eixão (das duas asas). Nas da Asa Sul, os tijolos de cor laranja serão removidos – conforme aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) –, dando lugar ao concreto aparente, que passa a ser o padrão de todas as tesourinhas.

Vandalismo 

Os três viadutos das tesourinhas das entrequadras 15/16 Norte, reabertos na segunda-feira (20), ganharam marcas de vandalização já no dia seguinte. Foram pelo menos cem dias de trânsito interditado, 40 operários trabalhando e seis técnicos fiscalizando a obra. A pintura nova, feita sobre as estruturas de concreto restauradas, foi rabiscada com spray de tinta. A depreciação do espaço deixou decepcionados moradores, comerciantes e operários envolvidos nas obras de recuperação.

“O material que estamos usando é uma tinta antipichação, ou seja, há um produto que faz a limpeza, caso o bem público seja vandalizado. Porém, não podemos ficar reféns dessa situação. A população precisa se conscientizar e não depredar as estruturas”, alerta o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

[Olho texto=”“Acho que a própria população poderia fazer alguma coisa para ajudar a conscientizar as pessoas. (…) Talvez possamos dar espaço aos grafiteiros”” assinatura=”Amanda Gil, moradora da Asa Norte” esquerda_direita_centro=”centro”]

Amanda Gil lamenta esse tipo de atitude que deprecia os espaços públicos. “Acho que a própria população poderia fazer alguma coisa para ajudar a conscientizar as pessoas”, sugere. “É difícil controlarmos esse tipo de atitude. Geralmente isso ocorre de madrugada, mas talvez possamos dar espaço aos grafiteiros, por exemplo”.