24/04/2020 às 14:59, atualizado em 24/04/2020 às 15:09

UBS 02 de Santa Maria cria proteção para atendimentos odontológicos

Com cano PVC e papel filme, dentistas se sentem mais seguros durante procedimentos

Por Agência Brasília

Pensando na segurança de sua equipe de odontologia, servidores da Unidade Básica de Saúde 02 de Santa Maria confeccionaram uma estrutura de proteção feita com cano de PVC e papel filme para que os dentistas da unidade pudessem dar continuidade aos atendimentos odontológicos de maneira mais segura.

“Já utilizamos a proteção durante três procedimentos e observamos que aumentou em pelo menos 70% a segurança dos profissionais de odontologia”, avalia Victor Campos, gerente de serviços da UBS 02 de Santa Maria.

De acordo com ele, a proteção foi montada por um vigilante que também trabalha na unidade. O material para confecção foi comprado com uma verba oriunda de parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

“Depois de cada procedimento é realizada a troca do papel filme e a desinfecção de todos os materiais e da sala. Os atendimentos estão restritos a casos de urgência e emergência”, informa.

Idealização

A ideia de criar a estrutura de proteção surgiu após uma das dentistas da UBS 02 de Santa Maria ver o equipamento em um grupo do sindicato da categoria.

“Mandaram em um grupo de WhatsApp o modelo implantado em Guaratinguetá (SP) e achei interessante. Entrei em contato com o sindicato e eles me forneceram o manual de instruções para confecção. Conversei com o gerente da UBS, e logo um dos vigilantes confeccionou [a proteção]”, conta a dentista da UBS 02 de Santa Maria, Carolina Rocha.

Segurança

Na avaliação da profissional, apesar de ser algo simples, a estrutura proporciona maior segurança na hora de realizar os procedimentos, já que todos produzem alto grau de contaminação por conta da caneta de alta rotação (motorzinho).

“Só de abrir a boca o paciente expele saliva. Com o uso da proteção deu para perceber que toda a água que espirra durante os procedimentos fica no plástico. Então, é uma proteção a mais para nós, que estamos tão próximos dos pacientes. Eu me senti muito mais segura utilizando essa barreira”, revela Carolina.

A dentista explicou que dentre as medidas de segurança adotadas na UBS estão: medir a temperatura corporal do paciente antes do atendimento, além da higienização das mãos. Após o atendimento, que na maioria das vezes ocorre durante a tarde, todos os profissionais se retiram da sala, já que o vírus da Covid-19 pode ficar no ar em até 3h e no dia seguinte é feita a desinfecção do local.

* Com informações da Secretaria de Saúde