28/04/2020 às 10:37, atualizado em 29/04/2020 às 10:04

Guará recebe ações de sanitização contra Covid-19

A medida integra o programa Sanear-DF promovido pela Vigilância Ambiental em parceria com a administração regional

Por Agência Brasília *

A região administrativa do Guará recebe nesta quarta (29) e quinta-feira (30), ações de limpeza e sanitização em diversos pontos da cidade para impedir a disseminação da Covid-19 em espaços públicos. A medida integra o programa Sanear-DF promovido pela Vigilância Ambiental em parceria com a Administração Regional do Guará.

As medidas de enfrentamento ao coronavírus se intensificaram no Guará. Na segunda-feira (27), um posto de testagem da Covid-19 foi montado no estacionamento do Park Shopping para atender pessoas sintomáticas ou que têm história de contato com algum caso confirmado que residem com idosos e que moram na Região Administrativa do local onde o drive-thru está montado. O serviço é realizado por meio de agendamento virtual aqui.

” Estamos atravessando um momento delicado quanto à Covid-19 e à dengue na cidade  e nosso empenho está concentrado em reduzir o número de pessoas infectadas, mas,  para isso, também contamos com o apoio fundamental da população no cumprimento das medidas recomendadas pelas autoridades de Saúde”, aponta a administradora regional, Luciane Quintana.

O programa

As ações fazem parte do programa Sanear-DF, elaborado pela Secretaria Executiva das Cidades (Secid) e pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) em função do Decreto nº 40.550, de 23 de março. É mais uma iniciativa que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrentes do novo coronavírus.

Participam desse projeto as administrações regionais do DF, as secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação, DF Legal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Combate à dengue

Dentro do programa Sanear-DF, também estão previstos os mutirões feitos cotidianamente pelos agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A ação de combate nomeada como dia “D” será realizada, no Guará, no dia 30 de abril (sexta-feira). A cidade recebe ações  diárias de combate ao Aedes aegypti, por meio dos trabalhos de agentes da Vigilância Ambiental.

* Com informações da Administração do Guará