28/04/2020 às 21:26

Mais de 25 mil testes rápidos são realizados em seis dias

Testagem em massa ocorre de segunda a sexta-feira em dez pontos do DF

Por Agência Brasília

No sexto dia de testagem em massa na população do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde realizou 5,6 mil testes rápidos para a Covid-19. Desse total, 16 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

Fazem o exame, realizado com a coleta de uma gota de sangue, aqueles que apresentam sintomas há pelo menos sete dias. O resultado sai em até 30 minutos e é fornecido logo após a aplicação. Ao todo, já foram realizados, desde o dia 21 de abril, 25.858 testes com 163 resultados positivos.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, considera importante a ampliação do universo de testagem, pois, segundo ele, “precisamos ter pleno domínio da evolução da doença, inclusive para que possamos decidir os passos futuros do combate à Covid-19”.

A testagem é realizada por drive-thru, das 8h às 17h, em dez pontos do DF.  Em Sobradinho, o local precisou ser trocado. Antes funcionando na Área Especial para Indústria nº 3, agora o local de testagem passou a ser no estacionamento do SESI, quadra 13, no Parque dos Jequitibás. A mudança foi necessária para melhor atender os usuários.

On-line 

Para reduzir o tempo de espera e evitar aglomerações, desde ontem (27) o atendimento está sendo agendado pela internet, por meio do site Teste em Massa Covid-19 (www.teste.df.gov.br). Além deste canal, o cidadão pode agendar através do aplicativo e-GDF, disponível para download nos smartphones. Nas duas plataformas é necessário entrar no site e fazer o cadastro. Após se cadastrar, um comprovante chega, por e-mail, informando o local e hora do exame, e esse deve ser apresentado no local do exame.

Através do site é possível ter acesso ao resultado do exame que também é enviado para o e-mail informado durante o cadastramento.

Público-alvo

As testagens são prioritariamente para as pessoas com sintomas de gripe ou com histórico de contato com algum caso confirmado da Covid-19. Elas precisam residir com idosos e morar na região administrativa do local onde o drive-thru está montado.

Nos casos detectados como mais graves, os pacientes poderão ser direcionados para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19.

Precauções

Por segurança, é recomendado à população o uso de máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.

A testagem é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e conta com a participação de voluntários da área.

Pontos de Testagem

– Para moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:
Uniplan
Unieuro
Residência Oficial do Governador

-Moradores das asas Sul e Norte, Sudoeste, Noroeste, Cruzeiro/Octogonal:
Parque da Cidade – Estacionamento 4Estádio Mané Garrincha

-Moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:
Paróquia São Pedro de Alcântara – St. de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 – Lago Sul

-Moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:
Iguatemi Shopping

-Moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul:
ParkShopping

-Moradores de Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente:
IESB Unidade Ceilândia

-Moradores de Sobradinho I, II, Fercal e Planaltina:
SESI – AE 03 – Lotes A/F – Q 13, Parque dos Jequitibás – Sobradinho

 

*Com informações da Secretaria de Saúde