28/04/2020 às 12:49, atualizado em 28/04/2020 às 12:55

Pessoas abrigadas no autódromo têm exame negativo para Covid-19

Trabalhadores da estrutura montada pelo GDF também fizeram testes, todos com resultado negativo

Por Agência Brasília *

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde realizou a testagem rápida para Covid-19 em 196 pessoas em situação de rua que estão abrigadas nos alojamentos do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Além deles, também foram testados aqueles que trabalham diariamente no local e alguns servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, totalizando 278 testagens. Todos os resultados deram negativos para a doença.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde à População em Situação Vulnerável e Programas Especiais, Denise Leite Ocampo, o Estado é responsável pela sua população em situação de rua, por isso deve tomar todas as providências no sentido de atendê-la e monitorá-la.

Todos aqueles que estão abrigados no local com algum sintoma gripal estão sendo mantidos afastados uns dos outros, nos alojamentos ainda vazios.

Josué Fernandes, de 35 anos, conta que mora na rua há três meses e disse que achou a iniciativa muito positiva. “A gente fica com medo de pegar uma doença dessa. Aqui dentro nos sentimos protegidos, a salvo”, avalia.

Francisco José Silva, 36 anos, afirmou que está se sentindo em um hotel cinco estrelas. Ele agradece pelo tipo de acolhimento que tem recebido.

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

“O atendimento aqui é ótimo, maravilhoso. Quando precisamos de remédio nos dão. Temos alimentação excelente, cobertores, lugar para dormir. Além disso, todos nos tratam com muito carinho”, conta Francisco, que já vive em situação de rua há seis anos.

Caso confirmado

A ideia de testar todos os abrigados no autódromo ocorreu após um deles testar positivo para o coronavírus.

“Ele estava mais afastado dos outros. Mas, como começou a se queixar de falta de ar, o Samu [Serviço de Atendimento Médico de Urgência] o levou para o Hran [Hospital Regional da Asa Norte] e lá ele testou positivo para Covid-19, onde está internado. Por isso decidimos testar todo mundo que está aqui”, relata Denise.

Instalações

O autódromo é uma unidade de acolhimento com capacidade para 200 pessoas, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e organizado pelo Instituto Tocar, contratado pela pasta.

Os alojamentos começaram a funcionar no dia 7 de abril e está previsto para seguir por 90 dias ou enquanto durar a pandemia.

 

* Com informações de Secretaria da Saúde