05/05/2020 às 10:53, atualizado em 05/05/2020 às 15:23

Dia Mundial de Higiene das mãos: Caesb lança campanha de arrecadação

A meta é chegar a pelo menos 20 mil sabonetes

Por Agência Brasília *

Neste momento em que o isolamento social se faz necessa?rio para garantir a prevenc?a?o e evitar o conta?gio pelo novo coronavi?rus, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entende que a higiene pessoal deve ser reforc?ada mesmo para os que podem ficar dentro de casa. E ainda mais para os que precisam ir a?s ruas.

Por isso, a Empresa lanc?a, nesta terc?a-feira (5/5), Dia Mundial de Higiene das Ma?os, uma campanha solida?ria para arrecadar sabonetes e saba?o em barra para fami?lias do DF em situac?a?o de vulnerabilidade social.

A campanha e? aberta aos empregados da Caesb, a? populac?a?o e a? iniciativa privada. Ja? anunciaram adesa?o a? rede de apoio a Mirante Incorporac?o?es, que ja? doou 2 mil sabonetes, e o Shopping DF Plaza. A meta e? arrecadar ao menos 20 mil unidades.

Por prestar um servic?o essencial a? populac?a?o, como o fornecimento de a?gua de qualidade e o tratamento de esgoto, a Caesb na?o paralisou os seus servic?os, mas precisou suspender algumas atividades. Entre elas, o Projeto Golfinho, que atende crianc?as e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos de regio?es onde ha? vulnerabilidade social.

Mais de 400 inscritos fazem aulas de natac?a?o, futebol, participam de jogos lu?dicos e recebem apoio pedago?gico para atividades escolares, ale?m de aprenderem sobre educac?a?o ambiental. Sem as atividades, as crianc?as e os adolescentes precisam ficar em casa.

Entendendo que uma das principais formas de prevenc?a?o a? contaminac?a?o pelo coronavi?rus e outras doenc?as e? a lavagem das ma?os com a?gua e saba?o, a Caesb decidiu iniciar a campanha de arrecadac?a?o de sabonetes e saba?o em barra para doar a?s fami?lias das crianc?as e dos adolescentes do Projeto Golfinho, o que pode beneficiar um pu?blico de ao menos 1,5 mil moradores do DF.

As doac?o?es sera?o recebidas nas portarias das unidades da Caesb e em locais indicados pelos parceiros da campanha para facilitar o recebimento e o armazenamento das doac?o?es. A Caesb vai receber as doac?o?es nas portarias das unidades Sede (Lotes 13 / 21 – Centro de Gesta?o de A?guas Emendadas, Av. Sibipiruna – A?guas Claras) e SIA (Lote F – SAPS, SIA Trecho 1).

Os produtos sera?o recolhidos durante os pro?ximos 30 dias, mas o prazo pode ser prorrogado. A distribuic?a?o sera? realizada na primeira semana de junho pelas equipes da Empresa e por volunta?rios que tenham interesse em participar.

Informações

Proposta: Em meio a? pandemia do novo coronavi?rus, ac?o?es de solidariedade e de voluntariado te?m demonstrado grande eficie?ncia na ajuda ao pro?ximo. Com o objetivo de colaborar neste difi?cil momento, a Caesb decidiu lanc?ar uma campanha, entre os empregados, empresa?rios e a populac?a?o geral do DF, para arrecadar sabonete e saba?o em barra.

Beneficiados: Fami?lias de crianc?as e adolescentes, entre 6 e 16 anos, moradoras de Ceila?ndia, Itapoa? e Paranoa?, atendidas pelo Projeto Golfinho, desenvolvido pela Caesb, e centros do Governo do Distrito Federal que atendem pessoas em situac?a?o de vulnerabilidade social.

Projeto Golfinho

Desenvolvido pela Caesb ha? 18 anos, o Projeto Golfinho tem como principal objetivo a construc?a?o da cidadania de crianc?as em situac?o?es de vulnerabilidade, tanto financeira quanto emocional, por meio do esporte e de apoio pedago?gico para atividades escolares. Os alunos frequentam o projeto duas vezes por semana no turno contra?rio ao da escola.

Neste peri?odo, eles te?m aula de natac?a?o, futebol, participam de jogos lu?dicos e recebem apoio pedago?gico para atividades escolares, ale?m de aprenderem sobre educac?a?o ambiental. Os participantes tambe?m recebem lanche e um kit com touca, sunga ou maio?, toalha, prancha, espaguete e bolsa para as aulas de natac?a?o.

Atualmente, o Projeto atende crianc?as e adolescentes de 6 a 16 anos nas regio?es de Ceila?ndia, Itapoa? e Paranoa?. Os participantes de Ceila?ndia realizam suas atividades no nu?cleo daquela cidade. Ja? os alunos do Itapoa? e Paranoa? permanecem no Itapoa? ate? os 10 anos. Apo?s essa idade, sa?o transferidos para o nu?cleo do Israel Pinheiro, no Lago Sul.

O transporte e? fornecido pela Caesb para que os participantes possam chegar aos nu?cleos. Ao completarem 14 anos, os adolescentes sa?o encaminhados para o projeto Empregado Aprendiz e podem trabalhar na Caesb ou em outros o?rga?os do governo.

Como posso ajudar? Doando sabonete e/ou saba?o em pedra.

Posso participar? Claro. A iniciativa e? aberta a todos que quiserem ajudar o pro?ximo.

Onde entrego minhas doac?o?es? A Caesb vai receber as doac?o?es nas portarias das unidades Sede (Lotes 13 / 21 – Centro de Gesta?o de A?guas Emendadas, Av. Sibipiruna – A?guas Claras) e SIA (Lote F – SAPS, SIA Trecho 1). A partir da pro?xima semana, a Empresa vai divulgar mais pontos de arrecadac?a?o.

Quanto tempo eu tenho para doar? As doac?o?es sera?o recolhidas pelos pro?ximos 30 dias, a contar de 5 de maio, mas o prazo pode ser prorrogado.

E a distribuic?a?o? Vai comec?ar no ini?cio de junho e seguindo todos os cuidados de prevenc?a?o ao coronavi?rus. Quem quiser pode participar das entregas em ac?a?o alternada para na?o haver aglomerac?a?o de pessoas.

* Com informações da Caesb