06/05/2020 às 09:41

Parque do Lago Norte será 100% acessível para pessoas com deficiência

Brasília Ambiental e Associação Paracanoagem Brasília se uniram para oferecer atividades gratuitas para reabilitação e inclusão social e construção de rampas e deck flutuante 

Por Agência Brasília *

Parceria firmada entre o Instituto Brasília Ambiental e a Associação Paracanoagem Brasília, publicada no Diário Oficial do DF nesta terça-feira (05), tornará o Parque Ecológico do Lago Norte a primeira unidade de conservação do país 100% acessível para todas as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla.

O entusiasmo dessa iniciativa é pela oportunidade do parque se tornar uma referência, um modelo para o restante do Brasil, pois não há o registro de Unidade de Conservação que seja planejada, tanto em infraestrutura quanto em ações, voltadas a atender a esse público específico.

Foto: Associação ParacanoagemBrasília/Divulgação

A presidente da Associação Paracanoagem, Andréa Pontes, destacou a importância do projeto. “Será muito gratificante para o deficiente poder ir ao parque e usufruir de toda a estrutura, ter contato com a natureza e ainda, praticar esportes, participar de oficinas. Além de proporcionar a troca, o contato e o respeito entre pessoas com ou sem deficiência”, completou.

A cooperação tem previsão de início no segundo semestre de 2020, com atividades gratuitas para reabilitação e inclusão social de pessoas com ou sem deficiência. Serão oferecidas aulas de tênis de mesa, libras, yoga, paracanoagem e hortas comunitárias. Já as obras de acessibilidade serão iniciadas em novembro deste ano, com a construção de rampas, deck flutuante e instalação de pisos táteis.

“O Brasília Ambiental além de cumprir com o seu papel na preservação da biodiversidade, está contribuindo também com esse acordo no aspecto social, com o acesso do portador de necessidades especiais, na interação com outros indivíduos e a natureza”, comemora a superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti.

Foto: Divulgação

O Parque Ecológico do Lago Norte, localizado próximo à ponte do Bragueto, é caracterizado por ser uma unidade ecológica bastante usada pela população local para a prática de skate, caminhada e esportes náuticos. Aos finais de semana, moradores de todo o lado leste de Brasília frequentam a área, principalmente que dá acesso ao Lago Paranoá. A área é ambientalmente relevante, por abrigar nascentes e também colabora na proteção das margens e da Zona de Preservação da Vida Silvestre (ZPVS).

* Com informações do Brasília Ambiental