06/05/2020 às 16:57, atualizado em 06/05/2020 às 17:24

Revitalização de estradas rurais melhora a vida de moradores do Gama

Em apenas um dos condomínios da região, cerca de 700 famílias serão beneficiadas pela força-tarefa do GDF

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

Gratidão: as 700 famílias beneficiadas querem até organizar festa para agradecer pelos trabalhos do GDF | Foto: Divulgação

Sérgio Carlos dos Santos, 42 anos, é dono de um supermercado no Residencial Paraíso, na Ponte Alta Norte, no Gama. Ele conta que, até o final de abril, a rua principal do condomínio, ainda não asfaltada, estava intransitável. “Havia muitos buracos. Não temos sistema de drenagem pluvial. Então, quando chove, a água leva tudo. A enxurrada que se forma aqui chega a 50 centímetros de altura. Até caminhões tinham dificuldade de passar”, conta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A comunidade não poderia estar mais satisfeita com as benfeitorias. Os moradores, cerca de 700 famílias, querem até organizar uma festa para agradecer pelos trabalhos feitos pelo GDF no local. Desde 24 de abril, a Administração Regional do Gama, com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), faz melhorias na avenida por onde entram e saem os carros de quem mora ali.

“Os carros já voltaram a circular aqui normalmente. Já está ótimo, e nos contaram que vai ficar melhor ainda”, afirma Sérgio, acrescentando que chegou a ter problemas com a entrega de mercadorias para abastecer o supermercado. “Os caminhões deixavam para vir aqui no fim do dia, quando já estavam mais vazios.”

| Foto: Divulgação

As máquinas nivelaram a rua e fizeram terraplanagem na pista. O próximo passo é a aplicação do fresado, de pedaços de asfalto triturado e a compactação do material.

“O fresado é tipo uma brita. Como o condomínio está em fase de regularização, é o que conseguimos fazer no momento. Mas fica com uma qualidade muito boa, parecendo asfalto, mesmo”, diz o coordenador de Licitações, Obras e Manutenção da administração regional, Maurício Miranda Gomes. As melhorias estão sendo feitas em todos os 500 metros de extensão da via.

A equipe também espera concluir, na semana que vem, os trabalhos em curso na Avenida do Sol, via que dá acesso a vários condomínios da Ponte Alta Norte e a chácaras da região. Também está em execução a terraplanagem com nivelamento na avenida e, posteriormente, ela será compactada. A rua tem 800 metros de extensão e está toda em obras.