10/05/2020 às 10:39

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira (11)

Prazo vai até 22 de maio. Novidade é o Enem Digital, que será aplicado para mais de 4 mil pessoas no DF

Por Agência Brasília

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam na próxima segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet.  Estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção da taxa. Para os que não estão isentos, o valor é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Este ano, a principal novidade é a aplicação digital, em computador, para os primeiros 4.024 participantes inscritos que optarem por esse formato no Distrito Federal. O Enem Digital é exclusivo para concluintes do Ensino Médio e para pessoas que já tenham terminado esta etapa. O participante que optar por fazer o modelo impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção, e vice-versa. No Brasil, ao todo, serão 100 mil fazendo o Enem Digital, por computador, em instituições autorizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador do exame.

O cronograma também será diferente para as duas versões. O Enem Digital será nos dias 22 e 29 de novembro, enquanto o Impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro.

A estrutura dos dois será a mesma: quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e a redação. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

O DF conta com cerca de 80 mil estudantes cursando o Ensino Médio em 91 escolas da rede pública que atendem esta etapa educacional. Na 3ª série, são 21 mil.

Confira as informações completas nos editais da prova impressa e prova digital.

Acesse a Página do Participante

Isenção

Além dos estudantes da 3ª série da rede pública, têm direito à isenção da taxa de inscrição:

? pessoas que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsa integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

? aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O prazo para que todos os que têm direito à isenção fizessem o pedido ao Inep terminou em 17 de abril. Este ano, em razão da pandemia da covid 19, o órgão anunciou que a concessão da gratuidade será dada sem necessidade de solicitação antecipada pelo participante, como ocorria até o ano de 2017.

Preparação dos estudantes

Desde a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da covid-19, a Secretaria de Educação tem trabalhado para manter o estudo e a preparação dos alunos para o Enem, o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da UnB, e vestibulares.

Por meio do programa Escola em Casa DF, aulões voltados ao Enem são transmitidos ao vivo, pelas TVs Justiça e Gênesis, nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. O conteúdo é reprisado à tarde, das 13h às 16h, pela TV União. A partir de 25 de maio, estas aulas, nos mesmos horários, passarão a ser transmitidas às segundas e quartas-feiras.

No restante dos dias, a programação é voltada a todas as etapas e modalidades, e para a formação de professores.

Confira a programação.

Os alunos também podem estudar pela internet. Os professores estão disponibilizando material por meio do Google Sala de Aula. A Secretaria está providenciando uma parceria com operadoras de internet para ofertar pacotes de dados gratuitos aos estudantes e professores que utilizarem a plataforma. Para quem não tem rede em sua região, a SEEDF irá viabilizar uma logística para entrega de material impresso.

*Com informações da Secretaria de Educação