12/05/2020 às 13:42, atualizado em 13/05/2020 às 09:54

HRSM reestrutura espaço e serviços odontológicos são mantidos

O hospital de Santa Maria realiza, em média, 700 atendimentos por mês

Por Agência Brasília*

O Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial (SEOCB) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passou por diversas adequações para manter todos os serviços funcionando durante a pandemia do novo coronavírus. Uma média de 700 pessoas são atendidas por mês no local.

 

Entre os serviços estão o atendimento de urgências, centro-cirúrgico de trauma de face, cirurgia bucomaxilofacial, atendimento de pessoas com necessidades especiais e de pacientes internados na UTI.

 

A unidade é referência em serviço para Região de Saúde Sul, sendo que as vagas são geridas pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde, o qual executa o agendamento que deve ser solicitado na Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

 “A odontologia é uma profissão exercida em benefício da sociedade, cabendo aos seus profissionais zelar pela saúde e pela dignidade do paciente. Por isso, a equipe tem reforçado o uso de equipamentos de proteção individual como protetores faciais, máscaras N95 e os consultórios passam por uma desinfecção entre os atendimentos, de maneira a garantir a segurança de todos”, ressaltou a chefe substituta do SEOCB, Nelcy Vilarinho.

Serviços

O SEOCB é formado por um corpo clínico composto por 19 cirurgiões dentistas, 10 técnicos em higiene dental, um auxiliar administrativo, além dos residentes de odontologia multidisciplinar em Terapia Intensiva e de Cirurgia bucomaxilofacial. No local, há cinco consultórios clínicos e sete cadeiras odontológicas.

 

A unidade conta com seis serviços. São eles o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Cirurgia Bucomaxilofacial – Deformidades de Face – Centro Cirúrgico (CC), Odontologia Hospitalar (OH), Odontologia Intensiva, Radiologia Odontológica e Pronto-Socorro, além de diversas especialidades: endodontia, periodontia, cirurgia oral, estomatologia. Realiza também atendimento de pacientes com disfunção temparo-mandibular (DTM), cirurgia bucomaxilofacial de pacientes com traumas e tumores faciais, bem como correção de deformidades de face.

 

Há também laserterapia, odontopediatria, ortodontia para cirurgia ortognática, atendimento de pacientes com deficiência, atendimento clínico e cirúrgico aos internados e com comprometimentos sistêmicos nas clínicas, no pronto-socorro e nas UTIs.

Outros serviços são a realização de radiografias odontológicas extra e intraorais com laudos e atendimento de urgências e emergências hospitalares e de trauma de face.

*Com informações da Secretaria de Saúde