12/05/2020 às 11:02

Semana da Enfermagem começa nesta terça-feira (12)

Valorização dos profissionais será diferente este ano, devido à pandemia

Por Agência Brasília *

Foto: Breno/Esaki Agência Saúde

A Secretaria de Saúde tem o total de 13.962 servidores de Enfermagem, sendo 10.863 técnicos e 3.561 enfermeiros. Foto: Breno/Esaki Agência Saúde

Área fundamental para a Secretaria de Saúde, a Enfermagem representa um papel central no atendimento à população. E em tempos de coronavírus, esses profissionais têm  reforçado a linha de frente do combate à pandemia. Devido à sua importância, a pasta não poderia deixar de valorizar esses servidores durante a Semana da Enfermagem, celebrada a partir desta terça-feira (12) e se estendendo até 20 de maio.

Mesmo sem realizar as comemorações habituais, os gestores pensaram em formas de evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, lembrar desses profissionais que representam a maior parcela dos trabalhadores da Secretaria de Saúde – são 13.962 servidores de Enfermagem, sendo 10.863 técnicos e 3.561 enfermeiros.

“A partir do primeiro dia da Semana de Enfermagem, vamos telefonar para vários técnicos e enfermeiros da rede pública, para agradecer por toda a sua dedicação e empenho. Não podemos mais nos reunir em auditórios lotados, mas vamos fazer o máximo de ligações para reconhecer o trabalho brilhante que eles têm desempenhado durante a pandemia”, afirmou o diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Saulo Júnior.

Uma dessas profissionais é a enfermeira obstetra Arlete Rodrigues, que há 20 anos tem ajudado a trazer bebês ao mundo no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Para ela, o que a motiva todos os dias é atender as mulheres e ver a felicidade das mães indo para casa com seus filhos. Em épocas difíceis como a da pandemia, esse sentimento se torna ainda mais importante para Arlete Rodrigues.

“Prestar assistência e dar apoio às mulheres nessa fase difícil que estamos passando é essencial. Garantir um cuidado humanizado, qualificado e com segurança, especialmente nesse momento, me faz sentir útil como profissional”, conta Arlete.

Além da necessidade, há aquelas que se consideram apaixonadas por sua profissão, como a enfermeira Elisangela Martins, que atua na Pediatria do Hmib como coordenadora de equipe. Para ela, a categoria tem se mostrado cada vez mais decisiva na saúde. O que inclui situações de crise, como o enfrentamento ao coronavírus. “Nosso papel é muito importante. A Enfermagem transforma nossas vidas todos os dias. Às vezes até chego desanimada no trabalho, mas um fato que acontece no dia a dia muda tudo. Poder mudar a vida das pessoas e ajudar quem precisa é uma experiência que vale a pena. Amo minha profissão”, ponderou.

Importância

Em homenagem aos enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Distrito Federal, o secretário de Saúde, Francisco Araújo, destacou a importância da categoria para a pasta, especialmente nesse difícil momento. Por isso, agradeceu aos profissionais que se dedicam todos os dias pela população brasilense. “Vocês são nossos guerreiros na linha de frente dos atendimentos e merecem serem valorizados por todo o empenho e dedicação aos pacientes. Mesmo na condição atual imposta pelo coronavírus, saibam que vocês são de extrema importância para superarmos essa pandemia”, ressaltou Francisco Araújo.

Oficial

Para marcar a valorização aos enfermeiros e técnicos do DF, a Semana da Enfermagem foi incluída oficialmente no calendário local, para ser comemorada também no setor privado. A medida, instituída pela Lei n° 6.476/2020, foi sancionada em 7 de janeiro. Aprovada pela Câmara Legislativa do DF, o projeto de lei foi de autoria do deputado Jorge Vianna, técnico de Enfermagem e servidor público no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Dados

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no Brasil existem mais de 500 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de Enfermagem, somando, ao todo, mais de 2 milhões de profissionais em todo o país. No Sistema Único de Saúde (SUS), são mais de 200 mil profissionais de Enfermagem na Atenção Básica, compondo as Equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, Equipes de Saúde Família Ribeirinhas e nas equipes de unidades básicas fluviais.

História

Os dias 12 a 20 de maio não foram escolhidos ao acaso para a Semana da Enfermagem. Em 12 de maio se comemora o nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra. Já o dia 20 de maio se recorda o falecimento da enfermeira brasileira Anna Nery, em 1880, também pioneira na sua área.

Em 1958, a assembleia geral da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) recomendou a criação, por ato oficial, da Semana de Enfermagem. O objetivo era fortalecer e valorizar a união de todos esses profissionais.

*Com informações da Secretaria de Saúde