14/05/2020 às 18:57

Dia de celebrar e debater a assistência social no DF

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, a Sedes promove live para abordar problemas e sugestões para a atuação dos profissionais nas unidades de atendimento

Por Agência Brasília*

Celebrado anualmente em 15 de maio, o Dia do Assistente Social exalta a data a qual foi regulamentado o Serviço Social. De acordo com o conselho federal da categoria, uma profissão inscrita na história do Brasil há cerca de 80 anos. E para ressaltar a importância da data, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promove às 9h desta sexta-feira (15), uma live para debater as questões atuais da categoria, os problemas enfrentados na gestão da política e sugestões para minimizar as dificuldades dos profissionais. A ideia é também ressaltar a atuação junto à sociedade na prestação de serviços, garantia e ampliação de direitos ao cidadão.

Transmissão

O evento vai ser transmitido via Youtube pelo canal da secretaria e vai contar com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, a secretária Nacional de Assistência Social, Mariana Neris, a vice-presidente do Conselho de Assistência Social do DF, Kariny Alves, a assistente social Lorena Braga, o educador social Fábio Washington e a conselheira do Conselho Regional de Serviço Social, Joelma Santos.

De acordo com Mayara Rocha, o momento é de valorização da profissão em todos os aspectos. “Para ter uma ideia, há mais de 10 anos não tinha concurso para a Sedes, justamente a secretaria onde a peça fundamental é o assistente social”, destaca a secretária com preocupação. “Chegamos e atuamos no destravamento do certame e, nos próximos dias, começaremos a chamar os profissionais aprovados para recompor o quadro e fortalecer a atuação da pasta no DF”, completa. “Internamente, já estudamos outras medidas para ampliar a atuação desses profissionais e, consequentemente, o atendimento a quem mais precisa, a população”, finaliza.

Além do papel dos profissionais do Serviço Social, a live vai abordar questões ligadas como acolhimento a população em situação de rua, segurança alimentar e nutricional dos públicos mais vulneráveis e demais questões que envolvem a garantia de direitos à família, como benefícios sócio assistenciais e atendimento ao cidadão, entre outros assuntos.

Serviço

Live do Dia do Assistente Social

Sexta-feira, 15 de maio

A partir das 9 horas

Canal https://bit.ly/2WYu4j0 do Youtube

 

* Com informações Sedes