14/05/2020 às 15:31

Estrutural terá nova escola para 400 crianças

A 684ª instituição pública de ensino no DF cumpre o plano do governo de substituir gastos com transporte por salas de aulas: na cidade, metade dos alunos precisa se deslocar

Por Agência Brasília *

Na retomada das aulas da rede pública, mais de 400 crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que moram na Estrutural – e hoje tomam transporte escolar para aprender -, vão começar a estudar perto de casa. Apesar da pandemia, a Secretaria de Educação vai entregar EC 03 da Estrutural, um espaço adaptado e cedido pela Codhab para abrigar a 684º escola da rede pública.

“A EC 3 cumpre o nosso plano de iniciar a substituição dos gastos com transporte em investimentos em escolas perto de casa”, afirma o secretário de Educação, João Pedro Ferraz. Ele acrescenta que a entrega é positiva para comunidade por oferecer novas possibilidades para as famílias. “É mais confortável e seguro para as famílias ter seus filhos estudando na mesma região onde moram”, reforça.

Foram investidos R$ 1,5 milhão no protótipo da Codhab. O prédio tem uma área total de 1.090,10 m² distribuídos em quatro andares. Esta semana, a Codhab vai dar início aos procedimentos de vistoria e obtenção de habite-se do prédio. 

A Caesb vai fazer a ligação do prédio com rede de água e esgoto do edifício e a Secretaria de Economia fará a distribuição do imóvel para a Secretaria de Educação, que será a gestora do espaço. Feito isso, a Secretaria vai solicitar a ligação da energia pela CEB.

A Estrutural conta com mais cinco unidades escolares – as EC 01, EC 02, CEF 02, CEF 03 e CED 01. Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) da Codeplan, de 2018, na RA XXV do DF, frequentam escolas 72,2% das crianças entre quatro e cinco anos.

[Numeralha titulo_grande=”72,2%” texto=”das crianças de quatro e cinco anos da Estrutural frequentam escolas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A pesquisa também indica que 50.6% dos estudantes da Estrutural estão em escolas da própria região. De acordo com o Censo Escolar de 2019, 946 crianças estão matriculadas na Educação Infantil e 3.187 no Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Inicialmente, havia o projeto para que o edifício fosse multifuncional e abrigasse várias áreas de governo, mas ao fim o GDF concluiu, após parecer da Secretaria de Educação, que o prédio não deveria misturar crianças em aula com os demais serviços da administração pública.

* Com informações da Secretaria de Educação/DF