15/05/2020 às 18:59

Alerta de chuvas fortes para o Distrito Federal nesta sexta-feira (15)

A orientação, em situações de emergência, é acionar o Corpo de Bombeiros por meio do193.

Por Agência Brasília*

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu um alerta de chuvas fortes para todo o Distrito Federal, nesta sexta-feira (15). O aviso foi enviado via SMS aos brasilienses.

A orientação, em situações de emergência, é acionar o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) por meio do193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. O canal direto com o órgão é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.

Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

Medidas importantes

Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Outra orientação da Defesa Civil é não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto. É importante também evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos não são indicadas, por conta do risco de raios.

Da mesma forma, o ideal é não permanecer no no topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

*Com informações SSP-DF