18/05/2020 às 09:55, atualizado em 18/05/2020 às 12:30

Aberta Semana Distrital de Doação de Leite Materno

Com parceria do Corpo de Bombeiros, ação tem como meta sensibilizar mulheres que amamentam a se tornarem doadoras

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Foto: Arquivo / SES

 

* matéria atualizada às 12h29 de segunda-feira (18)

 

 

Com início nesta segunda-feira (18), a Semana Distrital de Doação de Leite Materno terá atividades desenvolvidas a distância, por conta da pandemia mundial do novo coronavírus. Para a abertura, a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) fará uma videoconferência às 10h. A partir de terça-feira (19), cada banco de leite vai fazer uma live com tema diferente para as redes sociais do Amamenta Brasília.

 “É importante a semana de doação de leite materno para ajudar a salvar vidas num momento em que a sociedade enfrenta uma pandemia”, explica o secretário de Saúde, Francisco Araújo. Em função do coronavírus, lembra ele, houve uma queda na doação de leite.

“O objetivo é incentivar as mulheres que amamentam a se tornarem doadoras de leite materno”, resume a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos. “Hoje, estamos com um déficit de 11% nos estoques dos nossos bancos de leite e precisamos aumentar nossos estoques, porque o leite materno salva vidas.”

Parcerias

Por meio de uma parceria com a Fábrica Social, a Secretaria de Saúde (SES) vai entregar uma camisetinha infantil com a frase “Eu divido o meu leite” a cada mãe doadora.  “Partilhar o leite é o primeiro ato de solidariedade da criança, que está dividindo seu alimento e ajudando outros bebês”, destaca Miriam.

Com foco em aumentar os estoques, os bancos de leite têm realizado atendimento com horário marcado, por WhatsApp, pelo sistema de videochamadas. Quem chega ao local sem horário marcado também consegue ser atendido, já que a principal função dos bancos é acolher e incentivar as mulheres a amamentarem, pois são potenciais doadoras.

Os bombeiros também são parceiros da SES na ação. “Por meio do Corpo de Bombeiros, as mulheres podem doar o leite materno sem se preocupar com o transporte”, ressalta Miriam Santos. “São 30 anos de parceria e, esse é um trabalho essencial para o sucesso do nosso trabalho”. Só o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) já oferece o banco de leite materno há 42 anos.

A Semana Distrital de Doação de Leite Materno faz parte do calendário institucional do Governo do Distrito Federal. Voluntárias podem se inscrever nas doações ligando para telefone 160 – opção 4.

Arte: Divulgação / SES

 

 

 

* Com informações da SES