18/05/2020 às 18:23, atualizado em 18/05/2020 às 18:25

HRL recebe aparelho para doenças urológicas e do trato urinário

Equipamento é utilizado para tratar patologias que envolvem cálculos renais, infecções e tumores urológicos

Por Agência Brasília *

Aparelho pertencia ao Hospital Regional do Gama e lá estava subutilizado | Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

O centro cirúrgico do Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá) foi beneficiado com uma realocação feita pela Secretaria de Saúde na última semana. Trata-se do aparelho ureteroscópio semirrígido, usado para tratamento de doenças como pedra nos rins, estreitamento no ureter e também, para diagnosticar doenças como tumores no trato urinário superior.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o chefe Referência Técnica Assistencial da Urologia do Hospital da Região Leste, Rafael Ergang, o ureteroscópio semirrígido é utilizado em cirurgias endoscópicas da Urologia, servindo para acessar o trato urinário superior e largamente utilizado para o tratamento de cálculos ureterais.

“O aparelho também pode ser usado como alternativa, no tratamento dos cálculos piélicos, além de derivações urinárias internas nos casos de uropatia obstrutiva, assim como em exames diagnósticos endoscópicos e biópsias endoscópicas”, explica Rafael.

Remanejamento

O aparelho pertencia ao Hospital Regional do Gama (HRG), mas, como a unidade dispunha de dois e somente um estava suprindo a necessidade, um deles foi remanejado para o Hospital da Região Leste. Com mais um aparelho, o HRL poderá dobrar a capacidade de cirurgias da área de Urologia.

“Um segundo aparelho como este nos possibilita dobrar nossa capacidade de resolução, principalmente dos casos de ureterolitíase, cuja demora no tratamento pode levar a infecções urinárias complicadas, perda de função renal, insuficiência renal, dentre outras complicações”, esclarece.

O tratamento dos cálculos ureterais vai desde a observação até a sua remoção, feita por meio de ureteroscópios. Há uma enorme quantidade de enfermidades tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, entre elas infecções, inflamações, tumores, cálculos e incontinência urinária, entre outros.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde