18/05/2020 às 17:38, atualizado em 19/05/2020 às 10:05

Saúde contrata 100 mil testes de Covid-19 para postos drive-thru no DF

Empresa continuará o trabalho de exames em massa que é realizado desde 21 de abril

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde assinou contrato emergencial para execução de serviços laboratoriais e de análises clínicas de 100 mil testes rápidos para Covid-19 IgG e IgM, no intervalo de 15 dias. O contrato prevê equipe especializada em exames laboratoriais, estrutura física tipo drive-thru, gerenciamento de resíduos e dados, alimentação, emissão de resultados físicos e eletrônicos para atender às demandas da pasta.

Até esta sexta-feira (15) foram testados 75.567 brasilienses – em 856 exames o resultado foi positivo. Somente na sexta, 4.703 testes foram realizados, com 63 diagnósticos para a doença.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O teste rápido custa R$ 180 para a secretaria, em média, sem insumos, mão de obra e equipamentos. Com o contrato, o custo vai para R$ 199 por teste, com toda a estrutura extra.

“Isso vai garantir economia para a pasta e uma gestão mais rápida da testagem nesse momento de emergência”, diz o subsecretário de Administração Geral, Iohan Struck.

Vagas

As vagas para testagem rápida são abertas a cada 48h. O teste no drive-thru é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

É exclusivo para pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e residam com idosos, e que moram nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado.

Para agendar, o usuário precisa entrar no site testa.df.gov.br ou pelo aplicativo e-GDF. Após o cadastro, o usuário deve agendar para a região em que reside.

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

No dia do agendamento, deve-se usar máscara facial já na saída do domicílio. A Secretaria de Saúde destaca que não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas.

Secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares frisa que, com a contratação, a secretaria poderá continuar com o foco na ampliação da testagem para atender com agilidade ao máximo da população de cada região.

“Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Todos os países que tiveram sucesso em conter a doença o fizeram por meio de estratégias de testagem ampla”, observa.

* Com informações da Secretaria de Saúde