18/05/2020 às 19:40, atualizado em 18/05/2020 às 19:46

Serenata alegra rotina dos pacientes do Hmib

Projeto Serenatas BSB mantém viva a tradição das cantorias e encanta a comunidade do hospital

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Projeto Serenatas BSB surgiu durante a pandemia | Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

Em tempo de live por conta da pandemia, participar de um show ao vivo é uma alegria que faz falta para muitos brasilienses. No Hospital Materno Infantil (Hmib) os pacientes e funcionários receberam nesta segunda-feira (18) um show solidário realizado pelo projeto serenatas BSB no jardim do hospital.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para manter a segurança o grupo composto por quatro músicos, se apresentou com metade da equipe, o violão de Diego Prestes e a voz de Bianca Levita. Os pacientes foram embalados com clássicos da música popular brasileira como Garota de Ipanema, Emoções, Desde que o samba é samba e o Bêbado e o equilibrista.

O Projeto Serenatas BSB, que surgiu durante a pandemia, é um encontro de músicos brasilienses que tiveram que se reinventar durante o isolamento. Para Diego Prestes um dos idealizadores do projeto, a ideia não é só produzir música, mas também transmitir alegria e emoção.

“Queremos tentar oferecer um momento especial para as pessoas abstraírem dessa situação tão triste que é viver isolado durante a pandemia e ficar no hospital”, conta.

Coordenadora de Voluntariado do HMIB, Conceição Magalhães lembra que a música tem o poder de acalmar as gestantes internadas, a equipe de funcionários e as crianças.

“Nós liberamos a ação pois eles poderiam fazer com toda segurança pelo jardim central que dá acesso as enfermarias. Em tempos normais temos várias apresentações por mês, contação de histórias, músicas, shows, teatro”, conta.

Os profissionais de saúde que trabalham no Hospital Materno Infantil de Brasília aprovaram o show. Psicóloga da UTI Pediátrica do Hmib, Adriana Resende afirma que a música contribui para retirar o foco da doença, alivia o stress, a dor e ajuda na concentração.

“Para as crianças a música traz a possibilidade de viajar e esquecer que está doente. Os servidores também se sentem especiais por serem lembrados”, resume.

* Com informações da Secretaria de Saúde