19/05/2020 às 11:38, atualizado em 19/05/2020 às 12:05

Máscaras: GDF põe 300 fiscais nas ruas; brasiliense adere ao uso

Servidores de 10 órgãos atuam na orientação e na fiscalização da obrigatoriedade de utilização do protetor. Consciente, população não resiste e nenhuma multa foi aplicada

Por Renata Moura, da Agência Brasília | Edição: Renato Ferraz

Boa parte da população do Distrito Federal está seguindo à risca o cuidado com a saúde e tem usado máscaras ao sair de casa. A constatação é dos mais de 300 servidores de 10 órgãos do GDF que estão nas ruas atuando na orientação e fiscalização da obrigatoriedade do protetor facial como medida preventiva à proliferação do novo coronavírus. 

Segundo os técnicos da Secretaria de Governo, que coordena a distribuição das equipes nas cidades, cerca de 90% da população já está consciente da necessidade do equipamento. “Neste segunda-feira (18), previmos distribuir 100 mil máscaras, e só foram necessárias 70 mil. A adesão da população é muito grande”, explica o secretário José Humberto Pires, responsável pela pasta. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pires crê que já há no consciente coletivo um entendimento da necessidade do uso da máscara. “Não tivemos transtornos. Quem não estava usando, aceitou uma máscara de tecido e se prontificou a usá-la na mesma hora”, descreve. 

Não houve nem mesmo registro de autos de infração em função do descumprimento da lei. “Estivemos em regiões onde há grande concentração populacional – como Taguatinga, Ceilândia e Planaltina. Deu para perceber que a adesão está  muito boa e precisamos que continuem assim”, afirma.

Na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Governo acompanhou parte das ações de fiscalização em Águas Claras. 

O Distrito Federal registrou até o momento, 66 mortes motivadas pela infecção, além de 4.619 casos confirmados. Deste total, 2.358 pessoas já estão recuperadas. 

No ranking das localidades com maior número de contaminados, estão o Plano Piloto, com 477 casos; seguido de Ceilândia, com 324; e de Águas Claras, com 273. O Sistema Penitenciário é outra preocupação para o governo. Nele, já foram identificados 547 casos. 

A assepsia de celas, viaturas, prédios da administração e parte externa dos presídios continua a ser feita pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) nesta semana.