19/05/2020 às 17:57

Três mil estudantes de escolas rurais de Planaltina começaram a receber kits de alimentação

Ao todo, 70 escolas de áreas rurais do DF vão receber os benefícios

Por Agência Brasília*, Isabel De Agostini

Os estudantes das escolas do campo de Planaltina começaram a receber kits de alimentação escolar nesta terça-feira (19). No CED Pipiripau II, 300 alunos já receberam os alimentos. Em toda a regional, 20 escolas vão receber os kits, beneficiando quase três mil estudantes. As cestas têm sido mais uma iniciativa da Secretaria de Educação para proporcionar segurança alimentar para os estudantes nesse momento de suspensão de aulas.

A pasta também tem disponibilizado créditos para a compra de alimentos, com recursos próprios, por meio do Bolsa Alimentação – para estudantes contemplados pelo Cartão Material Escolar, cujas famílias são do Bolsa Família e do Bolsa Alimentação Creche, para crianças matriculadas nas creches conveniadas da rede.

Saiba mais sobre os dois programas na página Bolsa Alimentação.

A distribuição dos kits para os estudantes das escolas do campo da rede pública de ensino do Distrito Federal começou no dia 14 de maio. Nesta primeira fase, estão sendo contemplados cerca de 18 mil estudantes de 70 escolas de áreas rurais do DF. São crianças e adolescentes cujas famílias não recebem o bolsa alimentação da Secretaria de Educação, em razão de não estarem no cadastro do Bolsa Família, critério para a concessão do benefício.

Além da regional de Planaltina, já foram realizadas entregas nas regionais de Brazlândia, Sobradinho, Plano Piloto, Paranoá, São Sebastião, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante e Gama. A distribuição segue até o dia 22 de maio.

O cronograma completo, pensado para evitar qualquer tipo de aglomeração, pode ser conferido abaixo. As regionais de ensino estão entrando em contato com pais e responsáveis de estudantes beneficiados para informar as datas e horários para buscarem os kits diretamente nas escolas. Em Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Guará não há estudantes em áreas do campo.

O kit contém alimentos suficientes para 32 dias. A quantidade é calculada por estudante atendido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O conjunto dos produtos equivale à oferta de duas refeições por dia, realizadas pelo aluno das áreas do campo, mesma quantidade de refeições diárias feita na escola. Para a família como um todo, os governos do DF e federal disponibilizam outros tipos de auxílio social.

Todos os alimentos que estão sendo distribuídos nos kits estavam armazenados nas escolas. O valor nutricional do kit leva em conta a idade do estudante e é baseado nas normas do FNDE, exceto quanto aos alimentos perecíveis, congelados ou resfriados, devido à impossibilidade de fracionamento e distribuição com garantia da segurança sanitária.

Cronograma

Regional Data de entrega dos kits
     Recanto das Emas 18 e 19/5
     Núcleo Bandeirante 14 e 15/5
     Planaltina 19 e 20/5
     Brazlândia 14,15, 18 e 19/5
     Sobradinho 14 e 15/5
     Gama 18, 19, 20, 21 e 22/5
     Plano Piloto 14 e 15/5
     Paranoá 14 a 15/5
     São Sebastião      14 e 15/5 e 18, 19 e 20/5

 

* Com informações Secretaria de Educação