Projeto-piloto de teleatendimento desenvolvido entre o GDF e a entidade social Glória terá 250 profissionais de saúde em contato virtual com idosos, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade e medidas socioeducativas do DF.
Criado por médicos voluntários, o Rede Convida, lançado na manhã de hoje (20), no Palácio do Buriti, é mais uma iniciativa do governo contra o coronavírus. O objetivo da parceria – que conta com o apoio das secretarias de Juventude, Projetos Especiais e Casa Civil – é evitar a corrida de pacientes a hospitais e postos de saúde. Os primeiros atendimentos serão realizados na próxima semana.
A plataforma digital conecta o profissional da saúde a pessoas localizadas em instituições de acolhimento, especialmente em regime de internação. “Estamos treinando um servidor dentro de cada instituição que irá fazer a intermediação entre essas casas de acolhimento e a nossa plataforma”, explica Cristina Castro, coordenadora do Projeto Rede Convida.

“Trata-se do sonho de levar a medicina onde ela é difícil de chegar, com profissionais de saúde doando algo tão precioso para eles, como o seu tempo”, agradeceu Natália Polidorio, uma das idealizadoras do Rede Convida. “Nesse momento de pandemia, é necessário muita solidariedade, cumplicidade e amor”, avaliou o secretário de Juventude, Léo Bijos.
Trabalho em conjunto
Cinco instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade foram convidadas a participar do projeto-piloto. A Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai), Unidade de Acolhimento para Família (Unaf), Unidade de Acolhimento para Mulheres (Unam), Unidade de Internação Provisória São Sebastião (UIPSS) e a Casa Abrigo.
Para o vice-governador Paco Britto, “a saúde é um direito fundamental do ser humano e o Estado não pode se omitir, principalmente nesse momento”, destacou. A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, enfatizou que a união de forças é a grande marca deste governo. “É um investimento de amor”, declarou. A mensagem do secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, elogiava a iniciativa pioneira levada a frente com muita responsabilidade.
Também participaram do evento as secretárias Marcela Passamani (Justiça e Cidadania), e Éricka Filippelli (Mulher). O secretário-executivo de Projetos Especiais, Roberto Andrade, representou o titular da pasta, Everardo Gueiros.
Assista à íntegra da cerimônia
#AOVIVO | GDF lança projeto Rede ConVida de teleatendimento em saúde 🎥 https://t.co/uPUKUpYTip
— Agência Brasília (@AgenciaBrasilia) May 20, 2020
Voluntariado
O banco de dados da Rede Convida já conta com 250 voluntários inscritos. São profissionais e estudantes de medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia, comunicação, logística, gestão e suporte de Tecnologia da Informação. A Rede Convida conta ainda com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), Projeto The Medical Explorer (Instagram) e Projeto Ciranda Sertaneja (Instagram) e aceita novas adesões.