22/05/2020 às 12:30

UBS do Recanto das Emas cria QR Code com lista de medicamentos disponíveis

Dessa forma, usuário não precisa pegar fila para saber se tem o remédio em estoque e, assim, evita aglomerações

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Medida visa evitar aglomerações e foi criada justamente como forma de enfrentamento à proliferação do coronavírus. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Para facilitar a vida dos usuários e reduzir o número de pessoas aglomeradas, os servidores da Unidade Básica de Saúde 2 do Recanto das Emas criaram o serviço de QR Code, com a lista dos medicamentos disponíveis na farmácia. O serviço começou a ser disponibilizado nesta semana.

“Tivemos a ideia do QR Code porque, muitas vezes, o usuário pegava uma fila só para saber se tinha um determinado medicamento e, às vezes, perdia seu tempo, pois estava em falta. Agora, colocamos o informativo com QR Code na entrada da UBS e, de lá mesmo, o usuário verifica se tem seu remédio”, explica a gerente de serviços da UBS 2 do Recanto das Emas, Kelly Lima.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

De acordo com a gestora do local, a medida visa evitar aglomerações e foi criada justamente como forma de enfrentamento à proliferação do coronavírus. No entanto, a medida deve continuar além da pandemia, já que otimiza o tempo dos usuários e dos servidores.

“Essa atualização é feita diariamente pelos servidores da farmácia. Porém, como o trabalho deles é muito grande, não tem como eles responderem sobre os estoques da farmácia pelo WhatsApp, como já fazemos em outros setores”, afirma.

Whats app

Desde o dia 23 de março, a UBS 2 do Recanto das Emas criou um canal de atendimento aos pacientes para evitar aglomerações na unidade. Por meio dele, são realizados os seguintes atendimentos: cadastros em geral de pacientes no SUS; atualizações de endereço e telefone no Cadastro SUS (CADSUS); agendamento da regulação, consultas e procedimentos; e envio de autorizações e do cartão do SUS. O serviço tem gerado satisfação entre os usuários.
*Com informações da Secretaria de Saúde