23/05/2020 às 17:28, atualizado em 23/05/2020 às 18:22

Motoboys do DF recebem 200 kits contra coronavírus

Restaurantes da Asa Sul e do Guará também ofereceram refeições aos entregadores, que foram orientados sobre prevenção contra Covid-19 e dengue

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasilia | Edição: Chico Neto

Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Na tarde deste sábado (23), 200 motoboys receberam kits com álcool em gel, máscaras reutilizáveis e cartilhas, durante ações promovidas pelo programa Todos Contra a Covid, do Governo do Distrito Federal (GDF). O trabalho incluiu orientações sobre formas de evitar o contágio pela dengue.

As doações foram feitas em dois restaurantes, que também ofereceram refeições ao grupo: Baco Pizzaria, na Asa Sul, e Savassi Carne de Sol, no Guará. O programa já distribuiu kits para mais de 1,2 mil profissionais.

O empresário Gil Guimarães, proprietário da Baco Pizzaria, lembrou da importância das ações de conscientização dos profissionais de entrega. “Hoje eles já chegam e higienizam as mãos; virou prática, até porque o cliente pode dar notas a eles pelo aplicativo – mas nem todos têm como comprar máscaras e álcool em gel, então essa distribuição é muito bem-vinda”, afirmou.

Orientação constante

Durante a ação, os motoboys foram orientados sobre formas de prevenção contra o coronavírus pelo vice-governador Paco Britto – que comanda o programa do GDF – e por sua esposa, Ana Paula Hoff.  “Vocês estão agindo na linha de frente dos restaurantes e ajudando a girar a economia da nossa cidade”, destacou Paco. “Agradeço a todos, em meu nome e em nome do governador Ibaneis Rocha”.

O gerente da Savassi Carne de Sol, Moisés dos Santos, também destaca a ação do GDF dirigida às pessoas que trabalham com entrega de refeições. “É a profissão de muitos que perderam emprego e encontraram uma forma de garantir o sustento, mas têm que estar bem-instruídos para transportar alimento com segurança, não transportar vírus”, pondera.

“Eu sei da importância do meu trabalho e não me descuido”, salientou o motoboy Marcos Serra, que, mesmo tendo chegado já com a máscara, fez questão de garantir mais duas. “Tem que ter muita responsabilidade com vocês próprios e com os clientes que confiam em vocês para levar a comida até a casa deles”, enfatizou Paco Britto. “Não deixem de usar a máscara e higienizar as mãos, precisamos cuidar uns dos outros, e vocês precisam cuidar das famílias de vocês”, completou Ana Paula.

Cartilha

O vice-governador também explicou aos profissionais todas as instruções trazidas na cartilha que compõe o kit. “Essa doença mata, é preciso cuidado”, destacou. A cartilha contém, ainda, informações sobre cuidados e prevenção com outra doença que tem crescido bastante no DF: a dengue. “São duas guerras importantes que temos que ganhar”, lembrou.

O motoboy Bruno Luiz, que trabalha há oito anos como entregador, endossou a fala do vice-governador. “Tive dengue recentemente e passei sete dias muito mal, à base de água e dipirona. É importante conscientizar a população mesmo”, frisou.

Doações para o Comitê Todos Contra a Covid

 

  • Banco de Brasília / BRB (070); Agência 0027; conta poupança nº 0027.049528-2; CNPJ: 02.174.279/0001-55 / Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental