24/05/2020 às 15:40, atualizado em 25/05/2020 às 11:12

Ceilândia ganha revitalização dos pontos de ônibus

Por meio de parceria entre a Semob e a administração local, usuários do transporte coletivo terão mais conforto

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A EQNP 6/10 de Ceilândia é a divisa entre P Sul e Sol Nascente/Pôr do Sol. As duas localidades são separadas por uma pista, mas unidas pelo descaso de gestões passadas. De um lado, havia uma parada de ônibus com abrigo, mas sem banco. Do outro, nem isso: apenas uma placa indicativa.

Uma ação conjunta da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Administração Regional de Ceilândia, porém, tem mudado a situação dos pontos de ônibus locais. Agora, as paradas serão padronizadas: feitas de concreto, terão bancos largos, calçadas e meios-fios rebaixados para facilitar o acesso de cadeirantes.

Moradores aprovam

Os pontos de ônibus da EQNO 6/10 estão entre os que começaram a ser reformados. Ao passar pelo local, a moradora Edinalva Pereira, 42 anos, lembrou: “A gente esperava ônibus em pé”. E aproveitou para elogiar os novos abrigos: “Estão ficando lindos”.

Edinalva Pereira: “A gente esperava ônibus em pé”

O serviço também foi elogiado por Charles Costa, 47 anos, morador do lote em frente à parada do Sol Nascente – onde ainda não havia abrigo. “Ficou bonita a parada”, destacou. “Eu já cheguei a deixar que algumas pessoas se abrigassem da chuva aqui na minha casa enquanto esperavam os ônibus”.

Etapas do trabalho

A mudança em Ceilândia será feita em etapas. A primeira já começou a modificar a aparência de 14 paradas. Os pontos já contam com abrigo e meios-fios, sinalizando que ali passará uma calçada, na qual uma parte será rebaixada, para acessibilidade. Faltam apenas a pintura e a concretagem do piso.

Na sexta-feira (22), funcionários de uma empresa terceirizada aturaram na impermeabilização das paradas. O trabalho ocorre simultaneamente nos demais 14 pontos: P Norte (dois abrigos), EQNO 05/07, QNOs 11, 12, 14, 16, QNN 19 (dois abrigos), EQNP 08/10 e 08/10, além da Via M3.

O serviço de reconstrução da parada da QNO 14 foi acompanhado de perto pelo administrador regional de Ceilândia, Marcelo Martins da Cunha. “Nossa intenção é padronizar 100% das paradas de ônibus de Ceilândia”, informou. “Esse modelo traz o conforto e a segurança que a população merece”.