26/05/2020 às 09:42, atualizado em 26/05/2020 às 17:51

Hospital Regional de Taguatinga zera fila de cirurgias urológicas

Mesmo com a crise econômica e social provocada pela Covid-19, somente este ano já foram realizados 52 procedimentos de alta complexidade

Por Agência Brasília * | Edição: Renato Ferraz

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) tem realizado cada vez mais cirurgias urológicas e, com isso, já conseguiu zerar a fila de espera pelo procedimento – que, muitas vezes, é essencial para o combate ao câncer. De janeiro até abril de 2020, foram feitas 52 cirurgias urológicas de alta complexidade.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressalta que essa melhoria na assistência do HRT só foi possível graças aos investimentos que estão sendo feitos em saúde pelo GDF e pelo empenho e dedicação dos profissionais de saúde daquela unidade.

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

É bom frisar que mesmo enfrentando a pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas não pararam e não vão parar”. Ele acrescenta que “a Secretaria de Saúde tem dado todo o apoio e condições para que rede de saúde pública atenda cada vez melhor e de forma humanizada a população do Distrito Federal”.

O diretor do HRT, Wendel Moreira, explica que a complexidade de cirurgias realizadas neste ano é muito maior. “Foram feitas cistectomias e ressecções por exemplo, cirurgias de grande porte e muito complexas. Até o ano passado, fazíamos cirurgias bem menores e mais simples”.

A maior disponibilidade de leitos de retaguarda possibilitou a ampliação do número de cirurgias, zerando a fila em 2020.

“Temos leitos de UTI para retaguarda, que são utilizados pelos pacientes nas primeiras 24h a 48h pós-cirurgia. Isso possibilita a realização de mais procedimentos cirúrgicos”, informa.

Segundo Wendel, são cirurgias complexas, que duram de dez a doze horas. Mesmo com a pandemia, os procedimentos mais graves continuam sendo atendidos normalmente. “A fila de pacientes foi zerada e a meta agora é captar mais pacientes que estejam precisando”.

* Com informações da Secretaria de Saúde