27/05/2020 às 16:17

Aberta licitação para construir mais uma faixa na BR-020

Expansão do trecho que liga o Balão do Colorado a Planaltina vai facilitar a vida de pelo menos 80 mil motoristas que trafegam por lá diariamente

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), lançou nesta semana o aviso de licitação para contratar o projeto de construção de uma terceira faixa de rolamento na BR-020, na Saída Norte do DF. O trecho, de 20 quilômetros, serve de acesso das cidades de Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto.

Quando finalizada, a obra ajudará a desafogar do tráfego de veículos nos horários de trânsito mais intenso. Cerca de 80 mil carros passam diariamente pela rodovia, que vai do entroncamento com a DF-003 (Epia), no Balão do Colorado, à Avenida Independência, na entrada de Planaltina, passando por Sobradinho.

Ficou a cargo do DER publicar o aviso de licitação para contratar uma empresa especializada no desenvolvimento do projeto executivo. O anúncio foi publicado na edição de terça-feira (26) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Nos dois sentidos

O alargamento da rodovia aumenta em 50% a capacidade de tráfego nos dois sentidos e atende a um pedido do governador Ibaneis Rocha após as benfeitorias promovidas pelo DER-DF no Complexo Viário Governador Joaquim Roriz, entre o Plano Piloto e o balão do Torto. “Após essas benfeitorias, temos como o próximo passo gerar fluidez a quem segue até Planaltina”, explica o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur.

A previsão é que, com o lançamento do edital, o processo de licitação seja iniciado em aproximadamente 15 dias. A partir daí serão mais 45 dias, em média, para que a empresa vencedora seja anunciada e dê início à preparação do projeto. Fauzi acredita que até o final de 2020 o GDF já consiga licitar a empresa responsável pela execução e, então, dê início às obras.