27/05/2020 às 20:11, atualizado em 27/05/2020 às 20:17

Associação de produtores de Brazlândia recebe patrulha mecanizada

É o terceiro equipamento do tipo entregue pela Secretaria da Agricultura apenas no mês de maio

Por Agência Brasília *

Tratores agrícolas e arados reversíveis compõem o pacote de equipamentos emprestados aos grupos associados | Foto: Secretaria de Agricultura / Divulgação

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou, nesta quarta-feira (27), a entrega de mais uma patrulha agrícola mecanizada.  Desta vez, a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do DF e Entorno (Asphor) recebeu um trator agrícola, uma grade aradora de arrasto, um arado reversível, um rotoencanteirador, um distribuidor de calcário e adubo orgânico e uma carreta agrícola para trator de dois eixos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Essa é a terceira patrulha agrícola mecanizada entregue pela Secretaria da Agricultura a produtores, apenas no mês de maio. Já foram contempladas com outras patrulhas a Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Boa Esperança e Regiões (AMPRBER), de Ceilândia, e a Associação dos Produtores Rurais da Cerâmica de Santa Maria (Aprosanta), localizada no Gama. Ambas receberam um conjunto agrícola composto por trator, roçadeira frontal, arado, enxada rotativa, espalhadeira de calcário e carreta.

Segundo o secretário de Agricultura, Luciano Mendes, essas ações ajudam a desenvolver a produção dos pequenos produtores e dos agricultores familiares, além de gerar renda para essas famílias do campo. “Hoje tivemos mais uma grande felicidade de entregar mais essa patrulha, composta por um trator com um conjunto de implementos, que com certeza fará a diferença para os produtores daquela região. É o governo Ibaneis Rocha cumprindo as promessas que foram feitas no início de sua gestão”, destacou o secretário.

A produtora rural e presidente da Asphor, Sandra Vitoriano, destacou que cerca de 500 produtores, do DF e do Entorno, serão beneficiados com esses equipamentos. “O produtor tem a sua terra, tem a sua propriedade, e hoje ele pode contar com todos esses equipamentos. Vai ajudar muito o homem do campo e essa é apenas uma das parcerias que temos com a Secretaria de Agricultura”, declarou Sandra, ressaltando que outros implementos serão entregues para produtores associados.

Para o produtor rural Carlos Alberto de Barros Carvalho, associado da Asphor, é muito grande a importância desses equipamentos para as famílias beneficiadas. Segundo ele, a maioria dos produtores não tem condições de comprar essas máquinas.

Produtores organizados podem ficar com os equipamentos por até cinco anos, responsabilizando-se pela manutenção de todo o maquinário | Foto: Secretaria de Agricultura / Divulgação

“Temos pequenos agricultores que não dão conta de adquirir esse tipo de equipamento, que vai ajudar muito. Gostaria de agradecer ao nosso secretário Luciano e ao governador Ibaneis por terem feito essa patrulha chegar aqui à nossa zona rural”, destacou o agricultor.

Regras

Para receber as patrulhas rurais, associações e cooperativas precisam participar de um chamamento público. As contempladas podem utilizar os equipamentos por até cinco anos e ficarão responsáveis por manutenção, abastecimento e seguro das máquinas e implementos.

A cerimônia de entrega dos equipamentos nesta quarta foi rápida e com poucas pessoas, para evitar aglomerações em meio aos esforços do GDF contra a pandemia de Covid-19.

Alguns produtores da região participaram da solenidade de entrega. Também estiveram presentes o secretário-executivo de Agricultura, Vilmar Angelo, o presidente da Ceasa, Onélio Teles, a superintendente do Senar-DF, Kelly Cristina, e a coordenadora de Operações da Emater, Loiselene Trindade da Rocha, além de representantes do Batalhão Rural da Policia Militar.

* Com informações da Secretaria de Agricultura