27/05/2020 às 20:00, atualizado em 27/05/2020 às 20:17

Defesa Civil recebe 5400 máscaras de costureiros do Recanto das Emas

As peças coloridas e de tamanhos variados serão distribuídas para a população em situação de vulnerabilidade

Por Lúcio Flávio | Edição: Isabel De Agostini, da Agência Brasília

Com estampas variadas e laváveis, as 5.440 máscaras doadas pela Entidade Fenações Integração Social, apadrinhada pelo Rotary Club Brasília Aeroporto, à Defesa Civil, na tarde de hoje (27), têm, como atrativo, o afeto. Foram feitas por quatro mães e dois pais que viram na oportunidade de ajudar o próximo, uma saída para o desemprego. Assim, ao longo de um mês, os seis costureiros trabalharam com dedicação e muito carinho na feitura dessas peças que já viraram o símbolo da pandemia.

Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

As máscaras de proteção serão doadas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“São as mais bonitas e as mais carinhosas que vimos por aqui. E olha que temos recebido bastante delas nesses últimos dias”, elogiou, brincando, o coronel e subsecretário do órgão, Sérgio Bezerra. “Todo brasileiro tem que contribuir e quando eu vi as dificuldades do governador querendo implantar o uso da máscara, com dificuldade de conseguir o material, reuni as minhas ‘mães’ e fomos construindo”, conta a presidente da Fenações Integração Social, Luzia Rodrigues de Souza.

Forradas e laváveis, elas farão parte do estoque recebido pela Defesa Civil e serão distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade do DF. A distribuição das peças, que acontecerá nos próximos dias, será organizada segundo orientação do Comitê de Emergência Covid-19, grupo criado pelo GDF com a participação de vários servidores de diversas áreas do governo que ajudam no combate ao coronavírus.

Para a assessora Especial da Secretaria de Governo, Sueli Rodrigues, responsável pela intermediação das doações, esse gesto de solidariedade do Rotary Club, por meio da instituição do Recanto das Emas, é marcado de simbologia. “Impressionante o zelo e comprometimento dessas mães que pensaram no prol de pessoas que nem conhecem”, disse. “Elas pensaram em cada detalhe, em modelos para homens, mulheres e crianças, uma graça”, destacou a servidora.

Doações

Do montante de mais de 5400 máscaras, 300 foram doadas para a administração regional do Recanto das Emas. O tecido para criar os modelos criativos fazia parte da reserva técnica da instituição, assim como as máquinas industriais utilizadas no processo. Cerca de 140 delas serão direcionados para o público infantil. “O mais difícil foi conseguir a mão de obra voluntária, como eram mães e pais desempregados, resolvi colaborar pagando meio salário mínimo para cada, mais a doação de cestas básicas”, conta Luzia Rodrigues, que integra o Rotary Club do Setor de Clubes Sul. “É um Rotary só de mulheres”, explica.

História

Criado em 1905 pelo advogado norte-americano, Paul Harris, em Chicago, o Rotary Club nasceu como uma organização formada por profissionais de diferentes setores com o intuito de trocar ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo se transformou numa relevante associação de serviços humanitários em todo o mundo. No DF são 38 entidades.