27/05/2020 às 16:50, atualizado em 27/05/2020 às 17:02

Documento oficializa Exército como gestor do Pátio Ferroviário

Militares reafirmaram compromisso de vigilância e manutenção de terras próximas à antiga Rodoferroviária

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasíia | Edição: Chico Neto

A gestão da área pelos militares foi oficializada durante cerimônia no Quartel General do Exército | Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

O Exército Brasileiro passou, oficialmente, a gerir a área denominada Pátio Ferroviário de Brasília – próximo à antiga Rodoferroviária. A cerimônia de formalização da atualização do Termo de Entrega e Recebimento (TER), em que a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) oficializou a nova gestão das terras aos militares, foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano.

Desde 2006, a área pertence ao Exército, que atua em constante patrulhamento patrimonial para manutenção e conservação das terras. Com a assinatura do novo TER, os militares passam, formalmente, a cuidar e trabalhar pela destinação do espaço. Um planejamento estratégico foi apresentado pelos militares à União, demonstrando a intenção de promover o desenvolvimento da área.

Vigilância e conservação

“Essa conquista é muito importante, pois iniciamos uma nova fase com alinhamento de objetivos entre o Exército e a SPU”, explicou o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, general Moura, que reforçou o empenho dos militares no trabalho de vigilância e conservação da área localizada a extremo oeste do Distrito Federal.

“Não tenho dúvida que o Exército é capaz e competente para essa tarefa, e o apoio do Governo do Distrito Federal é imprescindível”, enfatizou o secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fernando Anton Bispo.

Presente à cerimônia, o vice-governador Paco Britto afirmou que o GDF não medirá esforços para ajudar todas as instituições que queiram contribuir com o crescimento e desenvolvimento da cidade. Na oportunidade, lembrou que a gestão do Exército na área é responsável pela existência, hoje, de terras livres de invasões e de grilagem.

“O governo Ibaneis tem se empenhado em manter boas relações com as instituições, e sempre esteve e estará à disposição para qualquer ideia que seja voltada para a melhoria de nossa cidade”, destacou Paco. “Ideias tecnológicas, conceituais, inteligentes. É o desenvolvimento que buscamos.”