28/05/2020 às 15:03, atualizado em 16/04/2024 às 14:57

Segurança: quebra-molas são instalados em Sobradinho ll

Outras 17 barreiras foram colocadas desde o início do ano. Moradores reclamavam de acidentes na cidade

Por Ana Luiza Vinhote| Edição Isabel De Agostini, da Agência Brasília 

Para evitar acidentes, a administração regional de Sobradinho II junto com o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) estão instalando quebra-molas no bairro Buritizinho. Este ano, 17 lombadas foram colocadas pelas ruas da região. Nesta sexta-feira (29), os serviços continuam. Segundo o administrador Alexandre Yanez, mais quatro ondulações transversais serão implantadas.

Só este ano 17 quebra-molas foram instalados na cidade. Foto: Divulgação

“É uma demanda muito antiga da comunidade, que veio por meio de um abaixo-assinado. O objetivo é que os motoristas diminuam a velocidade na qual trafegam pelas ruas”, lembra Yanez. “Todos os quebra-molas estão devidamente sinalizados verticalmente e horizontalmente, de acordo com as normas de trânsito”, explica o responsável pela cidade.

A prefeita comunitária da região Simone Magalhães, 46 anos, comemora a ação do GDF. “Pedimos pela instalação dos quebra-molas há muitos anos”, relata. “Fomos prontamente atendidos pelo administrador, que rapidamente deu início ao processo. Agora estamos mais seguros ao sair na rua e muito satisfeitos com essa ação”, comenta.

O morador Alexandre Dantas, 24 anos, conta que também sente mais segurança ao se locomover pela vila. “Estava muito perigo. Os carros passavam numa velocidade muito alta e, às vezes, ocorriam acidentes. Alguns moradores estavam instalando seus próprios quebra-molas”, comenta o auxiliar de montagem.

Quebra-molas

Para solicitar a instalação de ondulações transversais basta registrar a manifestação na administração regional da cidade. É preciso apresentar um documento com assinaturas dos moradores pedindo o serviço. O órgão encaminha a solicitação ao Detran-DF, que analisa e autoriza a possibilidade de implantação.

Outras ações 

A administração regional de Sobradinho II, em parceria com a Novacap, recuperou e construiu calçadas por toda cidade. No total são  1.142 metros de passeios públicos. Atualmente, profissionais trabalham em outros  300 metros de acessibilidade para melhorar a locomoção dos moradores e frequentadores da região.

Desde o início do ano, a Novacap construiu 167 mil metros quadrados de calçadas, que ajudam a promover a harmonia entre carros e pedestres em meio ao trânsito nas cidades. Com esse trabalho, o GDF tem contribuído para o bom convívio entre máquinas e pessoas. As obras estão por toda parte.