29/05/2020 às 20:27, atualizado em 30/05/2020 às 09:38

Albergue da Juventude reformado e reativado

O primeiro passo para a retomada das atividades no local foi dado nesta sexta-feira (29) com a regularização da área e a retirada dos muros

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Depois de ficar subutilizado por muitos anos, o Albergue da Juventude voltará a funcionar. O primeiro passo para a retomada das atividades foi dado nesta sexta-feira (29) com a regularização da área e a retirada dos muros. Todo o terreno estava na propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e, agora, o prédio principal ficará sob a gestão da Secretaria de Juventude. A falta de regularização impedia que a Terracap tivesse, de fato, a posse dos terrenos no Noroeste.
“Estamos ressignificando o Albergue da Juventude que foi mal utilizado e descaracterizado de suas funções há cerca de 10 anos. Nosso objetivo é criar um espaço multifuncional de convivência que contemple as características da juventude do DF”, destaca o secretário de Juventude do Distrito Federal, Léo Bijos.
Para que isso aconteça, serão realizadas parcerias.  “O próximo passo é apresentar o projeto de reforma do prédio e transformá-lo em um hostel de referência no país, a partir de chamamento público que será lançado, em breve, construindo uma gestão compartilhada”, acrescenta Bijos.
Quando estiver em pleno funcionamento, o Albergue da Juventude será uma excelente opção para quem procura uma estadia de baixo custo, com a possibilidade de trocar experiências com gente de diferentes cidades brasileiras e do exterior.  O turista e o morador da cidade terão à disposição um espaço multiuso para eventos educativos, culturais e musicais; espaço de coworking; cyber café, sala de TV e de Convivência; cozinha; lavanderia; e banheiros com chuveiro quente.
Além dessas opções, a Secretaria tem a intenção de implantar o “Big Innovation Center”- espaço para troca de experiências entre empresários brasilienses e jovens empreendedores -, e a Agência Hostel, onde poderão ser realizadsa ações sociais em parceria com grandes marcas para inclusão socioprodutiva de jovens e adultos em situação de risco, capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho.
O Albergue da Juventude existe desde 2000 e, anteriormente, era conhecido por muitos moradores da cidade como Camping Show. Ele estava localizado numa área de 4 mil m2 no setor Noroeste e, atualmente, conta com um prédio central com 20 quartos e capacidade para 93 pessoas hospedadas, além de salas e espaços de eventos.