29/5/20 17:59
Atualizado em 29/5/20 às 17:59

Recuperação do governador segue dentro do esperado

A avaliação do quadro clínico é feita diariamente

Mesmo internado, o governador Ibaneis Rocha está acompanhando o andamento das ações do governo. Ele tem conversado com alguns secretários por telefone ou por mensagens para orientar algumas ações.

O chefe do Executivo local segue internado no Hospital DF Star e evolui bem da cirurgia no aparelho digestivo ao qual foi submetido na madrugada da última terça-feira (26). A cada dia ele está melhor e, caso mantenha estabilidade clínica, boa aceitação da dieta e melhora nos parâmetros laboratoriais, terá alta domiciliar nesse fim de semana.

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (29), a equipe médica atualizou o estado de saúde do chefe do Executivo local e ressaltou que a avaliação do quadro de Ibaneis é feita diariamente. A nota é assinada pelos médicos Ronaldo Cuenca, cirurgião do Aparelho Digestivo e coordenador da Unidade de Internação, João Poeys, cardiologista DF Star e  Pedro Loretti, diretor geral do DF Star – Rede D’OR. “O governador do DF se encontra no quarto dia do pós-operatório, evoluindo bem, sem intercorrência clínica”, afirmam.

O governador foi internado às 14h30 de segunda-feira (25). O quadro era de dor abdominal aguda. Os exames laboratoriais foram realizados duas vezes, procedimento após o qual a equipe médica decidiu fazer a cirurgia para que a situação não se agravasse.

A operação detectou e corrigiu uma perfuração no intestino causada pela ingestão de um fragmento de osso animal, um pedaço de osso de galinha ou espinha de peixe.  A equipe decidiu fazer uma videolaparoscopia e não um procedimento com um grande corte abdominal.

Para a retirada do corpo estranho, foi preciso cortar dois centímetros do intestino delgado. Tanto o material seccionado quanto o objeto que perfurou parte do órgão serão enviados a análise histopatológica, o que é praxe. O resultado deve sair entre sete e dez dias.