01/06/2020 às 20:18, atualizado em 01/06/2020 às 20:58

UBS 2 do Gama recebe a doação de 200 máscaras de tecido

Material será distribuído para pessoas em situação de rua que frequentam a Casa Santo André

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

A Unidade Básica de Saúde 2 do Gama recebeu a doação de 200 máscaras de tecido de representantes do Projeto Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias. Os itens de proteção serão distribuídos para pessoas em situação de rua durante uma ação pontual de testagem para Covid-19 que a equipe da UBS fará na Casa Santo André que oferece ajuda a esses moradores. A iniciativa partiu de uma servidora da unidade que é membro da igreja. Ela sugeriu a parceria em razão da obrigatoriedade do uso de máscaras pela população.A meta da equipe é testar 90 pessoas durante a ação e orientá-las quanto ao uso correto do equipamento de proteção individual. As máscaras de tecido funcionam como barreiras na propagação do coronavírus e se mostrou uma alternativa de grande importância para a população saudável, pois bloqueia duas portas de entrada: a boca e o nariz.

Lara Sentia, enfermeira e gerente da UBS 02 do Gama, agradeceu o grupo pelo gesto de solidariedade. “É uma população vulnerável e que precisa ser orientada quando ao uso da máscara que pode ajudar a diminuir a transmissão. Eles passam o dia na rua. É muito bacana esse voluntariado e o ato deles de solidariedade em atender prontamente a nossa unidade para atividade de campo”, elogiou.

O atendimento à Casa Santo André já acontece de forma continuada pelas equipes de Estratégia  Saúde da Família, que por muitos anos acolhem e oferecem assistência em saúde para a população vulnerável. Como a unidade está com o atendimento reduzido, diante da pandemia, é feito o teleatendimento disponibilizado pelo Ministério da Saúde que também ajuda na assistência evitando a circulação do paciente. Caso seja necessária a visita à unidade, a equipe faz o agendamento para prestar atendimento presencial.
*Com informações da Secretaria de Saúde