02/06/2020 às 19:35, atualizado em 03/06/2020 às 08:37

GDF monta estrutura para beneficiários do auxílio emergencial em Planaltina

Tendas, pias e banheiros químicos oferecem mais conforto para quem está cadastrado no programa social

Por Ary Filgueira |Edição: Isabel De Agostini,, da Agência Brasília

Com o auxílio emergencial de R$ 600 oferecido pelo Governo Federal as filas nas agências da Caixa Econômica Federal estão grandes. Em Planaltina, por exemplo, a quantidade de pessoas tem provocado aglomeração, o que deve ser evitado em função da pandemia da Covid-19.

A administração regional de Planaltina e a Secretaria de Cidades fixaram tendas no estacionamento ao lado da Caixa, na Avenida Independência, para resolver a situação. É para debaixo delas que os beneficiários são encaminhados agora. Com isso, não precisam mais ficar enfileirados e nem perto uns dos outros, basta aguardarem a chamada da senha dispersados sob a proteção.

A medida adotada pelo Governo do Distrito Federal agradou os moradores de Planaltina. A comerciante Sarah Venâncio, 34 anos, aprovou a iniciativa. Para ela, o lugar onde ficam as tendas é mais amplo e comporta mais pessoas. “A marquise das lojas é muito apertada. Além disso, junta gente que aguarda atendimento no banco com clientes das lojas. Muito perigo”, alerta.

A proteção veio em bom momento. Assim acredita Elcio Meneses, 58, que trabalha num quiosque perto do local. Ele disse que já viu a fila ter centenas de pessoas. Com as tendas, essa gente pode ficar distante e abrigada ainda por cima”, aponta.

Além das tendas, também foram providenciados pias para higienização das mãos e banheiros químicos para oferecer mais conforto aos beneficiários que esperam horas no local.

Mais conforto para moradores de Planaltina. Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O aposentado José Lenildo de Oliveira, 67, esperava a filha resolver um problema na agência embaixo do toldo. Ele também ressaltou a importância dos outros equipamentos e seu real motivo. “As tendas são altas, o que proporciona a ventilação. Os banheiros impedem com que as pessoas urinem nas árvores”, contou.

O administrador interino de Planaltina, Célio Rodrigues, reforçou o que Lenildo disse: “Assim, estamos zelando pela organização, para que as pessoas se mantenham distantes umas das outras”. E completou: “Agradeço ao governador Ibaneis Rocha e ao secretário das Cidades, Fernando Leite, por trazerem esse cuidado para a população da minha cidade”.