03/06/2020 às 09:38, atualizado em 03/06/2020 às 10:08

Caesb participa de debate sobre voluntariado 

De âmbito nacional, videoconferência selecionou também empresas de saneamento do Rio de Janeiro e de São Paulo

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Com campanhas solidárias lançadas neste período de pandemia, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) participa, nesta quarta-feira (3), a partir das 10h, de uma webinar (videoconferência com foco educacional) para debater o voluntariado nas empresas de saneamento. Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o evento terá a participação de apenas três empresas de saneamento do país. Além da Caesb, estarão no encontro a Cedae, do Rio de Janeiro, e a Sabesp, de São Paulo.

A Caesb será representada pela chefe da assessoria de comunicação, Kelly Almeida, que vai falar sobre as iniciativas tomadas pela Companhia desde o início da pandemia e a importância do envolvimento de todos os empregados em ações solidárias neste momento em que a solidariedade pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Pioneirismo na ação

Primeira empresa pública a divulgar e orientar os empregados sobre o regime de trabalho durante a pandemia, a Caesb já lançou, desde o início da pandemia, três ações solidárias, além de ter anunciado, ainda em março, que não faria o corte de água por inadimplência.

Entre as campanhas, destaca-se a ação de incentivo aos empregados para produção e doação de máscaras de pano, o que sensibilizou costureiras de Brasília e rendeu mais de 300 máscaras doadas à Caesb e distribuídas entre os empregados.

Engenheiros da companhia também começaram a produzir máscaras  face shield na impressora 3D. Inicialmente, os produtos seriam apenas para os operadores de estações de tratamento de água e esgoto, mas a mobilização e as doações dos próprios funcionários permitiram que mais de 200 máscaras fossem doadas a hospitais e instituições que atendem a população.

Já em maio, a Caesb lançou uma campanha para arrecadar sabonetes e sabão em barra para doar às 400 famílias de crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Golfinho no contraturno escolar, com aulas de natação, futebol, além de apoio pedagógico. A companhia já conseguiu a doação de aproximadamente 12 mil unidades dos itens de higiene, que serão entregues a partir de quinta-feira (4).

A conferência é gratuita e aberta ao público de todo país. Para participar, basta fazer a inscrição.

* Com informações da Caesb