03/06/2020 às 21:23, atualizado em 04/06/2020 às 09:40

Combate ao coronavírus no DF ganha reforço com carro de som

Na quarta-feira (3), GDF visitou Sol Nascente/Pôr do Sol. Aproximadamente 800 mil máscaras foram entregues desde 30 de abril 

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

O combate ao coronavírus é prioridade absoluta para o GDF. Nesta quinta-feira (4), a ação contra a Covid-19 vai receber um reforço: quatro carros de som que vão percorrer, simultaneamente, as ruas de quatro cidades onde os casos confirmados da doença avançam e, por isso, recebem mais atenção do governo:  Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia e Estrutural.

A mensagem do carro de som vai reforçar as medidas que devem ser tomadas pela população, como o distanciamento, o uso do álcool gel  e da máscara facial. Ele vai circular na área residencial das quatro cidades dando orientações para as pessoas, tirando dúvidas, e vai chamar quem não tiver máscara para pegar uma, que estará sendo distribuída em um veículo que  virá atrás do carro de som.

“Três pessoas estarão no carro de apoio e vão entregar as máscaras sem descer do veículo, para evitar o contato”, explica o secretário das Cidades, Fernando Leite. Segundo ele, a mensagem reforçará a orientação para que a população fique em casa e só saia em caso de necessidade. “A população precisa colaborar”, afirma. Já chega ao número de 800 mil as máscaras entregues pelo GDF desde o dia 30 de abril.

Desde domingo, as quatro cidades recebem operações de conscientização da população em relação às medidas protetivas contra a infecção do coronavírus e de fiscalização ao funcionamento do comércio.

Nesta quarta-feira (3), os servidores das diferentes pastas envolvidas nas ações lavaram, com dois caminhões-pipa, toda a extensão da Avenida Hélio Prates, em Ceilândia, o que já foi feito na Avenida W3 Sul e, nesta quinta-feira (4), vai acontecer nas duas principais avenidas de Samambaia. Uma solução de água com hipoclorito de sódio é usada para desinfetar os locais de grande circulação de pessoas.

As ações de combate ao coronavírus aconteceram juntamente com a prevenção da dengue. Assim, duas caminhonetes aplicaram UBV pesado (fumacê) nas ruas do Sol Nascente/Pôr-do-Sol. Máscaras também foram distribuídas na região administrativa, na Estrutural e na Cidade do Automóvel.

A mobilização começou em pleno domingo (31/5). Por  orientação do governador Ibaneis Rocha,  mais de 100 servidores de diferentes órgãos foram às ruas, distribuíram 40 mil máscaras e fiscalizaram o funcionamento do comércio. Agentes do DF Legal coibiram a atuação de ambulantes, que vendiam frutas do lado de fora da Feira Central de Ceilândia, o que é proibido, dispersaram uma aglomeração de cerca de 200 pessoas na Feira do Rolo em Samambaia e interditaram  um bar, aberto com uma mesa de sinuca funcionando,  no Sol Nascente/Pôr do Sol.

A equipe voltou às ruas na última terça-feira (2) e circulou em um comboio formado por 10 carros do GDF  pelas quatro regiões administrativas. O objetivo da comitiva técnica foi o de checar o cumprimento das medidas impostas pelo governador Ibaneis Rocha por parte da população, após a publicações dos decretos. Entre elas o uso obrigatório de máscaras e a não aglomeração de pessoas nas ruas e nos comércios que foram autorizados a abrir.

O cortejo oficial, que teve saída em Ceilândia, passou por Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Estrutural e distribuiu máscaras de graça para quem não estava usando. O gesto foi realizado sem que ninguém da equipe do governo descesse dos carros.