03/06/2020 às 11:29

Mais de 5,8 mil servidores da Atenção Primária já foram testados

Desse total, 51 profissionais de saúde apresentaram resultado positivo para a doença

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Breno Esaki/ Secretaria de Saúde

Os servidores da Atenção Primária trabalham no atendimento primeiro, direto, de pacientes com suspeitas da Covid-19. Foto: Breno Esaki/ Secretaria de Saúde

Com o objetivo de proteger seus profissionais, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal tem realizado testagens para a detecção do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O procedimento engloba todos os profissionais da saúde. Na Atenção Primária já foram testados 5.886 servidores, sendo que 51 tiveram resultado positivo para a Covid-19.
O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressalta a importância do cuidado com os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, inclusive os servidores da Atenção Primária porque trabalham no atendimento primeiro, direto, de pacientes com suspeitas da Covid-19. “Precisamos proteger esses profissionais e reconhecer o esforço de todos eles na superação dessa pandemia”, acrescentou Araújo.
Na Região de Saúde Central foram testados 384 servidores, sendo seis confirmados para a Covid-19. Na Região Centro-Sul foram 810 servidores testados e dez casos positivos.
A Região de Saúde Sudoeste testou 1.282 profissionais que trabalham na Atenção Primária e oito deram positivo para o coronavírus. Na Região de Saúde Sul foram 858 servidores testados e sete confirmados com a Covid-19.
“É de grande importância ofertar condições para que o trabalhador exerça suas funções com segurança. Todos os profissionais da saúde, independentemente do nível, da assistência, vigilância e gestão estão envolvidos no enfrentamento à pandemia”, avalia o titular da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Fernando Erick Damasceno.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]
Na Região de Saúde Norte, foram 895 profissionais testados e nove resultados positivos. Já na Região Oeste, dos 1.059 servidores testados apenas quatro deram positivo para o novo coronavírus. Na Região de Saúde Leste, dos 598 profissionais testados, sete foram confirmados com a doença.
As testagens ocorrem segundo critérios de biossegurança, tendo em vista que os profissionais que trabalham na Atenção Primária também estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia.
Hospitais
Os profissionais que trabalham nos 14 hospitais da rede e estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, continuam sendo testados para a doença. Conforme balanço parcial, 16.641 servidores e terceirizados já fizeram os testes rápidos desde o dia 9 de abril. Em 485 exames, o resultado foi positivo.
*Com informações da Secretaria de Saúde