03/06/2020 às 16:43, atualizado em 03/06/2020 às 16:59

Núcleo Rural Rio Preto terá áreas recapeadas e asfaltadas

Parceria entre Seagri e Novacap também vai construir um estacionamento na região. Trabalhos levarão conforto e segurança aos moradores da comunidade de Planaltina  

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Obras, aguardadas há tempos pela comunidade, vão beneficiar cerca de 1,4 mil pessoas na região | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Moradores e produtores do Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina, terão antigas reivindicações atendidas: 609 m² de área serão pavimentados, um estacionamento de 600 m² será construído e 9.450 m² de pistas serão recapeados. Os trabalhos, que começaram na última terça-feira (2), vão beneficiar 1,4 mil pessoas, que passarão a ter mais conforto e segurança para transitar pela região.

“É uma obra que está sendo esperada há muito tempo”, destaca o secretário de Agricultura, Luciano Mendes. “O asfalto estava bastante antigo e desgastado. A ação vai dar conforto e segurança não só para os produtores, mas para os moradores que precisam ter melhor acesso aos equipamentos públicos dessa região.”

Produtores beneficiados

A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Envolve pequenas, médias e grandes propriedades do local que cultivam grãos, hortaliças e animais pequenos.

Zuila Carlosito, 50 anos, moradora do núcleo rural desde que nasceu, trabalha, como toda a família, na produção de hortaliças. Há mais de 20 anos, conta, a comunidade solicita a pavimentação do local. “Temos muita dificuldade na hora de transportar os alimentos”, relata. “É muita lama e poeira, e onde tem asfalto, está esburacado. Vimos as máquinas e estamos esperançosos de que a situação vai melhorar”.

Além dos produtores, fazem parte do Núcleo Rural Rio Preto uma agrovila com alguns moradores, uma escola rural, um posto de saúde e outro da Defesa Agropecuária, quatro cooperativas, uma associação de produtores e um escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

 Outras ações 

Outras importantes obras entregues aos moradores da região rural de Planaltina  foram a ponte sobre o Córrego Pipiripau, no Núcleo Rural Rajadinha, e a do Ribeirão Extrema, no Núcleo Rural Rio Preto. Agora revitalizadas, essas vias de passagem dão mais segurança à circulação de carros, caminhões, ônibus e maquinários agrícolas diversos, contemplando diretamente cerca de 4,5 mil moradores dos dois núcleos rurais.

Inaugurada no começo de maio deste ano, a ponte sobre o Ribeirão Extrema fica na VC-173, que liga a DF-310 à DF-320. A passagem precisou passar por uma reformulação completa depois do atolamento de um caminhão, no início de março. Os técnicos do DER/DF substituíram toda a antiga estrutura de madeira por metal (com maior durabilidade), instalaram mais dois pilares de sustentação e aumentaram a largura para 6,5 metros.