03/06/2020 às 15:34

Resíduos de construção civil viram material para obras no DF

SLU doou quase duas mil toneladas neste ano. Beneficiamento é realizado na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE)

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na URE chegam diariamente cerca de 5 mil toneladas de entulhos da construção civil. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), gerenciada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e instalada na área do antigo Lixão da Cidade Estrutural, já doou, entre janeiro e março deste ano, quase duas mil toneladas de resíduos de construção civil para reaproveitamento em diversas obras do Distrito Federal. As administrações regionais do Itapoã, Park Way, Estrutural, Sol Nascente/Pôr do Sol e Guará foram as beneficiadas com as doações dos insumos.

De acordo com a diretora de Limpeza Urbana, Eliana Filomena Nicolini, qualquer RA pode fazer o pedido de doação via ofício encaminhado ao SLU. “É preciso que no pedido seja indicado o quantitativo e o tipo de material britado que está sendo solicitado. Se tivermos disponibilidade do material, fazemos um termo de doação e, em seguida, programamos a retirada”, explicou.

Na URE chegam diariamente cerca de 5 mil toneladas de entulhos da construção civil. O material é levado por empresas privadas transportadoras, contratadas diretamente pelos geradores dos resíduos. Há também uma grande quantidade recebida diariamente nos papa-entulhos DF, além dos entulhos recolhidos das vias públicas, quando lançados clandestinamente.

Quando o material chega à URE, ele é avaliado para checar se está apto para seguir à unidade de britagem. São considerados adequados pedaços de concreto, argamassa e blocos de cerâmica, enquanto madeiras e ferros são aterrados.

Separados, os insumos passam por um britador, que reduz suas granulometrias para cinco tipos diferentes: rachão, brita 2, brita 1, pedrisco e pó/areia. Em uma grande peneira com diferentes esteiras, tudo é separado. Armazenados, os materiais ficam disponíveis para doação, conforme necessidade dos órgãos públicos do DF.

Além das RAs, o SLU também recebe pedido de doações para obras da Novacap, Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e Secretaria de Agricultura (para obras em ramais).

Rastreamento
O descarte de entulho da construção civil no DF é totalmente rastreado por meio do sistema de gestão dos Resíduos da Construção Civil (RCC). Para poder descarregar na URE, os transportadores precisam se cadastrar e emitir o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) para cada demanda que atenderem. Com isso, o SLU acompanha a movimentação do entulho coletado desde a origem até a disposição final na URE.

*Com informações do SLU