04/06/2020 às 11:24

Turma da Escs produz mídias educativas sobre a dengue

Alunos de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde criaram podcast, vídeos e post informativo para alertar a população a respeito da doença

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

O projeto conta com oito estudantes de Enfermagem, que são os protagonistas das atividades, na construção e divulgação da iniciativa. Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Com o objetivo de alertar a população sobre a dengue em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes de Enfermagem produziram vídeos, podcast e post informativo para informar as pessoas de forma lúdica e criativa. Eles são da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
Para a divulgação do material produzido, foi criado um canal no Youtube (Escs Enfermagem em Ação) e um Instagram (@divulguescs) para serem utilizados na educação em saúde da comunidade local. A ideia é abastecê-los com novos conteúdos à medida que forem produzindo mais material.
O projeto conta com a participação de oito estudantes de Enfermagem, que são os protagonistas das atividades, na construção e divulgação da iniciativa. Cada dupla se responsabilizou pela criação de uma ferramenta educativa. As vídeos-animações foram produzidas pelas estudantes Dara Emanuela Lopes, 20 anos, e Katrine de Souza, 22. Elas contam que mesmo nesse tempo difícil de isolamento é possível usar a tecnologia para fins educacionais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

 

“Fico feliz em poder ajudar com a disseminação de informações sobre uma doença importante como a dengue, que acabou sendo deixada de lado pela mídia e pela população em função da pandemia do novo coronavírus. Não podemos esquecer dos cuidados com a dengue neste momento”, afirmou Dara. “Com foco e vontade tudo é possível, inclusive continuar aprendendo e ao mesmo tempo disseminar conhecimento para a comunidade. Sou uma estudante da metodologia ativa e uso isso ao meu favor nesses tempos difíceis de pandemia”, declarou Katrine.

Foram responsáveis pelo podcast os estudantes Caio Felipe e Isabela Alencar. Já o post informativo foi feito por Amanda Oliveira e Valéria Slongo, enquanto o vídeo-entrevista foi produzido por Tiago Estrela e Lorena Silva. Todos os materiais já estão disponíveis no Instagram e Youtube.

Confira os vídeos:

 

 

A proposta surgiu de uma aula online dada pela enfermeira Paôla Silva, professora da 3° série do eixo de Habilidades Práticas do Curso de Graduação de Enfermagem da Escs. Devido a suspensão das atividades educativas presenciais por causa da pandemia, os docentes tiveram que pensar uma nova estratégia de aprendizagem por meio de atividades remotas.

“Considerando a problematização, método utilizado em nossa prática, observamos a realidade e nos deparamos com o crescimento exponencial da dengue em nossa cidade. Hoje estamos com mais de 32 mil pessoas diagnosticadas”, afirmou a enfermeira.

No primeiro encontro com os estudantes por videoconferência, a docente conta que os observou um pouco desmotivados e apreensivos com este tempo atual de confinamento e incertezas. “Isto me inspirou ainda mais a pensar em atividades interativas, motivacionais e ao mesmo tempo que preparasse o estudante para o cenário de prática”, ressaltou.

*Com informações da Secretaria de Saúde e da Escs/Fepecs