4/6/20 17:46
Atualizado em 4/6/20 às 17:46

Força-tarefa contra o novo coronavírus em Samambaia

Vários pontos da cidade foram sanitizados, máscaras foram distribuídas e orientações de prevenção foram dadas à população

Três palavras definiram uma ação conjunta entre os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), nesta quinta-feira (04) em Samambaia: sanitização, conscientização e distribuição.

Por ser uma das cidades com o maior número de casos, o programa Sanear DF, coordenado pela Secretaria Executiva das Cidades, da Secretaria de Governo e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) estiveram em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas estações de metrô Furnas, Samambaia Norte e Samambaia Sul, para realizar a higienização desses locais.

Os espaços foram escolhidos por concentrar uma movimentação grande de pessoas, que tem sido o objetivo do programa, segundo o diretor da Dival, Edgar Rodrigues. “Estamos nos reunindo para dar apoio a todas RA’s. Levando saúde e informações para as pessoas, respeitando esse momento.. Mas sem a ajuda da população não vamos vencer essa guerra”, conta Edgar.

Os moradores também receberam informações sobre prevenção contra o novo coronavírus. Foto: Divulgação

O cronograma dos serviços chegou até o administrador da região, Gustavo Aires, que pontuou a importância do Sanear nesse momento em que Samambaia está com um aumento no número de infectados pelo vírus. “Sabemos da realidade que temos enfrentado e o governador Ibaneis Rocha tem mandado reforço constante para conscientizarmos a população. E um desses programas é o Sanear, que higienizou lugares essenciais pra gente”, agradeceu Aires.

Presença do Exército

Desde quando a pandemia foi declarada, os setores da saúde receberam os militares do Exército para realizarem a higienização, como a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e o Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Essa atividade foi concretizada para atender os pedidos dos profissionais de saúde e pacientes, por serem locais vulneráveis em relação a Covid-19.

Entrega de máscaras

No mesmo dia, houve a continuação da entrega de máscaras, que já tem acontecido há um mês. A administração regional de Samambaia em conjunto com DF Legal, Corpo de Bombeiros,Polícia Militar, Dival e demais envolvidos estiveram nas quadras 300 e 500 de forma a disponibilizar a proteção para os moradores e comerciários.

Além disso, somente na última quarta-feira (03), os residentes dos Morros do Sabão e Macaco receberam pelas mãos dos servidores da regional, 6 mil máscaras, fora as mais de 15 mil que já foram entregues para a população.