06/06/2020 às 15:16, atualizado em 08/06/2020 às 15:26

Mais de 30 mil testes rápidos por meio da testagem itinerante

De 8 a 12 de junho os exames serão realizados em sete áreas rurais e urbanas. Confira os locais

Por Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso


Em treze dias de testagem itinerante, a Secretaria de Saúde aplicou 30.499 testes rápidos para a Covid-19 e confirmou a doença em 1.973 brasilienses. A Estrutural, que começou a testagem em 25 de maio, fez 3.688 exames e detectou o novo coronavírus em 657 pessoas. São Sebastião fez 3.881 testes e identificou a doença 184 vezes.Na última sexta-feira (5), a ação ocorreu em sete áreas do DF e testou 2.257 moradores das regiões não alcançadas pela testagem por drive-thru. A Covid-19 foi identificada em 214 testes e, mais uma vez, a Estrutural registrou mais casos dentre as áreas que receberam a ação da Secretaria de Saúde. Foram 58 infecções confirmadas num total de 293 exames feitos.

No Itapoã foram feitos 457 testes que registraram a Covid-19 em 48 moradores da região. Já no Pôr do Sol, foram realizados 309 testes e 46 novos casos de Covid-19 confirmados.

A Secretaria de Saúde frisa que o exame deve ser feito por pessoas sintomáticas, uma vez que a detecção dos anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus costuma ser mais precisa a partir do sétimo dia de exposição ao vírus.Durante as ações, máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal são distribuídos à população. Além disso, as equipes da Secretaria de Saúde reforçam as orientações quanto às medidas de prevenção.

Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.

Proxima semana

 A testagem itinerante ocorrerá, entre os dias 8 e 12 de junho, em sete áreas urbanas e rurais do Distrito Federal. O público-alvo da ação são pessoas que apresentam sintomas da Covid-19.

Serão contempladas, desta vez, as zonas rurais do Paranoá, São Sebastião e Park Way. Na área urbana, Riacho Fundo II, Candangolândia e Noroeste receberão a ação. A Secretaria de Saúde esclarece que, no Noroeste, a testagem será exclusiva para trabalhadores da construção civil.

*Com informações da Secretaria de Saúde