07/06/2020 às 08:18, atualizado em 05/08/2021 às 12:47

Batalhão de Polícia Militar Ambiental comemora 32 anos

O BPMA recebe, em média, 200 chamados por mês. Este ano, 1.136 animais foram resgatados

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília | Isabel De Agostini

No próximo dia 10 de junho, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) comemora 32 anos. Em junho de 1988, foi criada a Companhia de Polícia Florestal dentro da Polícia Militar do Distrito Federal, e em 2010, virou o BPMA. Essa alteração possibilitou uma maior estrutura e capacidade de atuação da proteção da fauna e flora do Distrito Federal e combate aos crimes de pesca ilegal, desmatamento e queimadas. 

De janeiro a maio deste ano, o Batalhão de Polícia Ambiental registrou o resgatou de 1.136 animais silvestres, no mesmo período de 2019, foram 1.357. Apesar da diminuição nos números, o comandante do BPMA, major Elias Costa, percebeu com o período de pandemia um aumento no aparecimento de animais silvestres em zonas urbanas. “Isso se deu porque os animais aumentaram seu perímetro de andar sem a interferência do homem e avançaram para a cidade. Não está relacionado com queimadas ou diminuição de alimentos”, explicou Costa.  

O batalhão recebe em média 200 chamados, mas somente 7,5% convertem em ocorrências. “Muitas vezes recebemos ligações para falar sobre a presença de animais silvestres que não oferecem riscos. Nestes casos, orientamos e conscientizamos os moradores rurais sobre o habitat. O que não ocorre quando se trata de cobras, sempre vamos ao local”, completou o major. 

1.136 animais silvestres já foram resgatados este ano pelo BPMA | Fotos: Arquivo/Agência Brasília

Resgate 

Os animais resgatados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Neste local, após a recepção do animal, os médicos veterinários e biólogos avaliam a condição com suporte laboratorial, fazem a marcação dele e a reinserção na natureza, caso seja possível.

Programações

Na próxima semana (8), serão divulgadas as atividade on-line para comemorar os 32 anos do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e ampliar a importância do trabalho.