08/06/2020 às 17:35, atualizado em 08/06/2020 às 17:52

DER/DF instala muretas metálicas na L4 Sul

Mais de 800 metros do equipamento de proteção estavam danificados e foram substituídos por novos

Por Rosi Araújo, da Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Trabalhos foram feitos com rapidez e pouco atrapalharam o trânsito no local | Foto: DER/DF / Divulgação

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) substituiu 812 metros de defensas metálicas na via L4 Sul, apenas na primeira semana de junho. As defensas são um sistema de proteção que absorve e desacelera o veículo em caso de colisão nas estradas. O que motivou a troca foram os danos provocados no equipamento em razão de uma série de batidas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O engenheiro-chefe do 2º Distrito Rodoviário do DER/DF, Roberto Lêda, explicou que as defensas são instaladas em lugares críticos, como em curvas acentuadas e em locais de desníveis, de maneira a evitar que os carros saiam da pista. “Também para proteger o pedestre”, acrescentou o engenheiro.

Os pontos que receberam a proteção na via L4 Sul foram os viadutos próximos à sede da Procuradoria-Geral da República e o que dá acesso à Ponte JK. A instalação dos novos equipamentos foi rápida e com o mínimo de impacto na pista, que tem alto fluxo de veículos. Foram apenas três dias de trabalho.

| Foto: DER/DF / Divulgação

“A última intervenção tem mais de seis anos. O nosso departamento gerencia onde devem ser feitos os reparos ou substituição, assim como as demandas que chegam por meio da ouvidoria”, acrescentou Roberto Leda. O serviço não tem uma periodicidade definida, ou seja, é feito sempre que se verifica sua necessidade.

Curiosidade

As defensas também são conhecidas como muretas metálicas, barras metálicas de proteção e guard rail – nesta expressão da língua inglesa, “guard” significa “proteção” e “rail” quer dizer “mureta”. No caso, mureta de proteção.